Orientações para 3º período (atualização 19.04)

Para a segunda semana de aulas do 3º período serão mantidos os princípios orientadores em vigor, ou seja, os diretores de turmas/ professores estabelecerão contacto regular com os alunos, podendo consultar-se o plano de trabalho no Inovar Consulta/APP Inovar Aluno, aplicações entretanto melhoradas. Poderá ainda ser usado o email institucional (@ebaveromar.com), isto quando o mesmo já foi generalizado a todos os alunos do 1º ciclos (os EE serão contactados pelos professores a explicar acesso e password -poderá consultar nesta página a forma de acesso ao Office 365: cfr página inicial). Adicionalmente, continuaremos a fazer chegar, em suporte de papel, com a colaboração das juntas de freguesia, os guiões de trabalho aos alunos sem recursos informáticos/ internet, para que todos possam envolver-se neste novo processo de E@D.

Uma vez que os conteúdos televisivos do projeto #EstudoEmCasa, apenas foram conhecidos na tarde de 6ª feira, a sua aplicação/ encaixe nos planos vigentes ainda está a ser aferida, pelo que se recomenda a sua visualização, de acordo com a orientação dos professores, reservando-se para o final da próxima semana a elaboração de novos horários/ orientações, que entrarão em vigor a 27 de abril, quando será publicitada a versão final do Plano de Ensino à Distância (E@D), sustentado nestas decisões/ informações.

Em caso de dificuldade de acesso ao email/ Inovar Consulta/ materiais, deverá ser contactado o professor/DT ou a escola-sede do Agrupamento.

 

Texto anterior

Neste momento atípico, em que somos convidados a atitudes responsáveis de confinamento em casa, queremos desejar a toda a comunidade educativa uma Santa e Feliz Páscoa, na certeza de que tudo vai ficar bem.

Apesar de fisicamente distantes, queremos estar ainda mais próximo de todos os alunos, de todas as famílias, acreditando que, juntos, de forma consciente, atenta, responsável e articulada, vamos ultrapassar esta pandemia.

Aproveitamos, ainda, para apresentar algumas orientações para acesso e utilização de plataformas digitais, sendo que para o 3º período, a plataforma para Ensino à Distância (E@D) a privilegiar será o Inovar Consulta, associado ao Microsoft Teams, a par do acesso aos conteúdos pedagógicos que serão transmitidos pela RTP Memória no que será designado de #EstudoEmCasa.

Para aceder ao Inovar Consulta deverá aceder à página do Agrupamento e. no separador final, do lado direito, clicar nessa opção. Também poderá, em alternativa, instalar no telemóvel a APP Inovar Alunos (informação igual ao Inovar Consulta, só que na versão telemóvel).

https://ebaveromar.com/app-inovar-consulta-disponivel-telemovel-ee-alunos/

Era importante, nesta fase, que todos os alunos acedem ao Office 365 (no caso do JI e 1º ciclo esse processo decorrerá durante o mês de abril, sendo os EE informados dos passos a dar)

Recordam-se os procedimentos para aceder ao Office 365 (permite acesso ao email e à plataforma Teams):

Informações Office e Inovar 3º período

Até ao início das aulas (14 de abril), ainda que nesta nova modalidade de ensino à distância, os alunos / EE serão contactos pelos diretores de turma/ professores titulares/ educadores (DT), através de email ou telefone.  Este contacto, depois, será regular, pois queremos apoiar os alunos, ajudá-los, nesta primeira fase, a ultrapassar eventuais obstáculos/ limitações técnicas, para que o 3º período decorra com a tranquilidade desejada, priorizando, sempre, as questões da saúde.

Neste contacto, serão explicadas as orientações para a semana inicial (apostaremos, de futuro, em programações quinzenais), sendo que todas as tarefas as realizar estão descritas nos sumários (verificar as orientações no Inovar Consulta, separador Caderneta Digital » sumários; se utilizar a APP Inovar Aluno, aceder diretamente a sumários).

Nas situações em que o aluno não dispõe de computador/ acesso à internet, no dia 14 receberá estas orientações de trabalho, através da escola ou das Juntas de Freguesia, parceiras neste processo. Importa que todos estejam #ligados,  que todos acompanhem esta nova realidade.

Desta forma, estima-se que no dia 15 de abril todos os alunos já disponham de informação para seguir as orientações dos professores. Será uma caminhada conjunta, com novos desafios, com muitas dúvidas,  para todos, com descobertas, mas na certeza de que #tudo vai ficar bem!

 

Outras Informações

Decreto-Lei aprovado no Conselho de Ministros Suspensão das atividades letivas presenciais – 3.º período

Depois de auscultados os órgãos consultivos do Ministério da Educação e ouvido um vasto conjunto de entidades representativas do setor, foi aprovado em Conselho de Ministros o decreto-lei relativo à forma como ocorrerá o 3.º período do ano letivo 2019/2020, atendendo à situação epidemiológica que o país atravessa.

O referido documento sintetiza-se nos seguintes pontos:

➢ Início do 3.º período:

▪ O 3.º período começa a 14 de abril, sem atividades presenciais, continuando em vigor a modalidade de ensino à distância, tal como nas últimas duas semanas do segundo período.

▪ Haverá avaliação do 3.º período, pelo que a todos os alunos será atribuída uma nota no final do ano (que, naturalmente, deve atender ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 3.º período).

➢ Ensino Básico:

▪ As aulas terão lugar em regime não-presencial, ou à distância, até ao final do ano letivo

▪ Manter-se-á o apoio excecional aos pais que tenham de ficar em casa para assistência aos filhos até aos 12 anos

▪ Para complementar o ensino à distância por meios digitais, haverá módulos de ensino/aprendizagem através da televisão, utilizando o canal da RTP Memória, disponível na TDT, por cabo e por satélite. A emissão do #EstudoEmCasa, nome atribuído a este conjunto de conteúdos pedagógicos temáticos, arranca na segunda-feira, 20 de abril. Durante a próxima semana, as escolas prepararão as formas de utilizar este recurso, recebendo antecipadamente informação detalhada sobre os conteúdos e atividades a difundir.

➢ Provas e exames:

▪ Não serão realizadas as provas de aferição, nem os exames do 9.º ano

➢ Próximo ano letivo:

▪ Serão desenvolvidas medidas e estratégias de recuperação das aprendizagens em todos os anos de escolaridade.

▪ Programa de digitalização das escolas, disponibilizando equipamentos e acesso à internet em banda larga para ensino à distância por meios digitais.

 

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar a escola.

Renovados votos de uma Santa e Feliz Páscoa para todos, em meu nome e dos colegas da direção.

Carlos Gomes de Sá, diretor

Helena Costa, subdiretora

Emília Quintas, adjunta

José Carlos Rocha, adjunto

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk