Visita de estudo: produção de tomate em cultura hidropónica.

No passado dia 28 de outubro de 2019, visitámos as instalações de uma estufa de produção de tomate em cultura hidropónica, localizada no lugar do Teso, na freguesia da Estela, acompanhados pelos professores das disciplinas de Ciências Naturais; de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho e de Infraestruturas Básicas e Paisagísticas de Jardins.

A visita de estudo foi orientada pelos proprietários da estufa, que nos mostraram e explicaram todas as fases e técnicas envolvidas na produção de tomate.

Aprendemos que a técnica de cultura hidropónica consiste na substituição do solo por soluções de nutrientes, aplicadas de forma controlada e de acordo com as diferentes fases de crescimento das plantas, desde o crescimento até à maturação.

As plantas de tomateiro, encontram-se inseridas num saco que contém casca de coco, servindo de suporte. A água é fornecida por um sistema de rega que contém nutrientes.

A polinização dos tomateiros é feita por abelhões que eram libertados na estufa, no momento mais favorável. O controlo de uma praga, a da mosca branca, realiza-se através de um predador, um inseto, nesidiocoris, evitando, assim, o uso de pesticidas na produção. Quando se aplicam inseticidas, há a preocupação de utilizar inseticidas biológicos.

Percorremos várias secções da estufa para conhecer o equipamento tecnológico usado na produção de tomate, nomeadamente, sistema de abertura e fecho da estufa (de acordo com as condições climatéricas); carrinho elétrico automático para apanha do tomate; sistema de rega, armazenamento e equipamentos de segurança, relacionados com aplicação de produtos químicos. Para além disso, tivemos a oportunidade de conhecer procedimentos adotados ao nível da proteção da saúde, higiene e segurança no trabalho.

Esta visita de estufa foi muito importante para percebemos que a evolução do conhecimento científico e tecnológico, aplicado nas práticas agrícolas, pode ajudar a suprir as necessidades alimentares de uma população mundial crescente, de uma forma sustentável, salvaguardando a proteção e conservação da natureza.

Fomos muito bem recebidos, pelo que agradecemos a amabilidade como os proprietários da empresa Henrique e Fátima Sociedade Agrícola, Lda nos receberam, bem como da empresa AV Minho.


Alunos do Curso CEF















Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk