
No dia 24 de maio, 70 alunos que frequentam EMRC, dos 5º e 6º ano, acompanhados por 8 professoras, deslocaram-se ao Parque Biológico de Gaia, em Avintes, para visitar uma pequena reserva natural de fauna e flora, onde mais de 40 espécies de aves selvagens nidificam.
Neste parque, os alunos puderam visitar o centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos por tiro, colisão, queda, envenenamento, ou detidos ilegalmente em cativeiro. Este centro trata e devolve estes animais selvagens à natureza.
Os alunos puderam contactar com a paisagem agrícola na quinta de S. Tusso, com os seus campos de cultivo, casas rurais, moinhos, como é o caso do moinho do Belmiro junto ao rio Febros, noras e açudes, espigueiros e eiras.
Ao longo do percurso foram aprendendo o nome de plantas e animais, visitaram o pavilhão Biorama, ouviram o canto dos pássaros e alguns alunos mais afortunados ainda viram os esquilos, nas alegres brincadeiras, que até pareciam personagens da Disney.
Todos os participantes foram sensibilizados para os problemas do ambiente, tendo a consciência da necessidade de proteger os rios, as plantas e os animais.
No final, visivelmente cansados, pois já tinham percorrido 2800 metros, todos puderam desfrutar do lanche no parque de merendas, fazer as fotos da praxe e ainda ter tempo para alegres brincadeiras no parque infantil.
A professora de EMRC,
Margarida Salazar