
Decorreram ao longo da tarde de hoje, no Auditório da Escola Básica de Aver-o-Mar, as VII Jornadas Sociais, este ano com o mote “Cuidar de quem cuida”.
Os trabalhos, abertos pelo Diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá, que destacou a importância das pessoas e das relações que estas estabelecem entre si, para introduzir o conceito da filosofia Ubuntu, “Eu sou porque tu és”, prosseguiram com a intervenção de Luís Fernandes, Diretor do Centro de Formação das Escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, destacando o papel da formação na valorização dos professores, técnicos e funcionários, enaltecendo, a este propósito, o volume de formação que tem sido dinamizado no Agrupamento.
O primeiro painel do dia esteve a cargo de Miguel Rodrigues, que apresentou dados de um relevante estudo nacional, refletindo sobre os impactos dos filhos da violência doméstica, com forte impacto no contexto escolar. Depois de uma visão macro, seguiu-se a intervenção da Presidente da CPCJ concelhia, Maria João Ferreira, que apresentou os números locais e algumas das dinâmicas de sinalização e acompanhamento.
Depois de um lanche, preparado pelo Clube de Saúde, seguiu-se a intervenção de Rui Marques, o Diretor da Academia de Líderes Ubuntu, cativando, com a sua apresentação e mestria comunicacional, todos os presentes, a que se seguiu um período de debate, moderado pela assistente social do Agrupamento, Andreia Teixeira, em torno da importância do cuidar: de si, do outro e do planeta. Estes pilares da filosofia Ubuntu, destacada por Rui Marques, foram também valorizados por Luís Diamantino, o vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, nesta que foi uma jornada de reflexão e partilha memorável e muito apreciada pelas seis dezenas de participantes.
A sessão, reconhecida como ACD para docentes, foi ainda certificada pela DGAE para os técnicos, ficando o desejo da sua repetição, dada a temática abordada e o muito que há para fazer quanto à ética do cuidado. Mas, como foi referido, tudo depende da vontade de cada um, pois ninguém quer ser invisível (todos querem ser vistos), todos procuramos reconhecimento e todos queremos ser amados, pressupostos que só se conseguem numa efetiva vida em sociedade.
Colaboraram ainda nesta sessão, alunas do Clube Ubuntu, em funcionamento na Escola Básica de Aver-o-Mar, e alunos do Clube de Comunicação, que fizeram registos deste encontro, para posterior transmissão nos painéis de informação internos da escola-sede do Agrupamento.