
As viagens de finalistas são sempre aguardadas com muita expetativa pelos alunos e após dois anos interregno devido à pandemia esta teve outro impacto.
Ao longo de quatro dias, cinquenta e um alunos da Escola Básica de Aver-o-Mar puderam desfrutar de uma experiência única, uma combinação de cultura, pedagogia, diversão e convívio. Conheceram a cidade de Madrid, visitaram o museu Reina Sofia; o Museu Nacional de Ciências Naturais; o templo de Debod (templo egípcio do século II a.C); o Palácio Real; a Catedral de La Almudena; o Parque Europa que contém réplicas dos mais importantes monumentos europeus e divertiram-se no Parque Warner. Visitaram ainda a cidade de Ávila, conhecida pelas muralhas intactas da idade medieval e a cidade de Salamanca.
Esta viagem foi muito mais do que um convívio, além de permitir o conhecimento de outros lugares e culturas, promoveu a interdisciplinaridade, o enriquecimento cultural e desenvolveu as competências de comunicação entre pares e em grande grupo, tendo correspondido às expectativas de alunos, professores e encarregados de educação.
Um agradecimento muito especial aos alunos que se comportaram com responsabilidade, aos professores acompanhantes e à Caixa de Crédito Agrícola da Póvoa de Varzim, Esposende e Vila de Conde que patrocinou a viagem de um dos alunos.
Profª Graça Pinheiro