Todos diferentes, todos europeus

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar está representado em mais um projeto transnacional, Together+ Erasmus, a decorrer de setembro de 2019 a agosto de 2021, em parceria com outras escolas congéneres europeias, o Colégio Rural Agrupado Cerecedo (CRA Cerecedo), de León, Espanha, a Penllergaer Primary School, de Swansea, País de Gales, Reino Unido, o Liceul de Arte “Aurel Popp”, de Satu Mare, Roménia, a Zakladni skola Pacov, da República Checa e a St Mary’s National School, de Castlefinn, Donegal, Irlanda, país coordenador do projeto.

Este projeto visa promover a compreensão e aceitação de outras culturas, conhecendo outros jovens europeus. O envolvimento neste projeto melhorará a adaptabilidade e participação das crianças, independentemente das suas capacidades académicas, raça, religião, género ou origem social.

Na nossa sociedade em mudança, este projeto aborda problemas tão atuais como o racismo, a xenofobia e o preconceito e inclui atividades positivas que promovem o trabalho colaborativo e a celebração das diferenças, ao mesmo tempo que se promove a valorização dos nossos ambientes naturais, património e características culturais que nos tornam únicos.

Através deste projeto, pretende-se ampliar horizontes e conhecimentos sobre o vasto continente em que vivemos, experimentar e respeitar a língua e a cultura uns dos outros e criar um entendimento de que fazemos parte do ambiente natural e, como tal, temos um dever de cuidá-lo e preservá-lo.

Espera-se que as crianças aprendam novas maneiras de se expressar, incentivando a criatividade dos alunos envolvidos nas diferentes atividades do projeto, além de lhes oferecer a oportunidade de compartilhar informações com alunos de outros países. Este projeto promove a comunicação e a colaboração com outras escolas europeias para explorar as nossas diferentes culturas, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para nos aproximar e romper as barreiras que ainda impedem um melhor conhecimento mútuo dos europeus.

O impacto destas atividades repercutir-se-á nas comunidades das escolas envolvidas, contribuindo para reforçar a consciência da rica diversidade cultural e linguística que compõe a Europa de hoje.

Este projeto ajudará os alunos a desenvolver a sua compreensão de uma ampla variedade de culturas, património e das suas semelhanças e diferenças com as suas, incentivando os alunos a tornarem-se mais tolerantes com os outros em casa e no exterior, desenvolvendo-se como indivíduos que podem aprender uns com os outros e viver positivamente em diferença e diversidade.

As atividades a implementar incluem trabalho de projeto sobre Património Cultural e Tradições, versando cinco temas: Paisagens, Culinária, Jogos/Desportos e Dança, Música e Artesanato, Contar Histórias. As trocas de tradições durante toda a duração do projeto fornecerão uma visão alargada das escolas parceiras e envolverão alunos de todas as idades, com os ursinhos mascotes itinerantes para crianças pequenas e o trabalho do projeto na forma de páginas de blog/wiki, pósteres e folhetos para as crianças mais velhas.

As escolas envolvidas, de toda a Europa, utilizarão videoconferência, blog/wiki, e-mail e outras formas de comunicação para se manterem próximas durante a duração do projeto.

A mobilidade de alunos e as reuniões de trabalho de docentes proporcionarão excelentes oportunidades de professores e alunos se encontrarem e partilharem pessoalmente a sua cultura com as escolas parceiras. Durante as mobilidades para alunos serão demonstradas as tradições de cada país, desportos, danças e serão desenvolvidos projetos colaborativos simbólicos de artesanato em grupo. Durante as sessões de preparação de professores, serão implementadas atividades de projeto, juntamente com a observação das melhores práticas e o intercâmbio de ideias sobre os tópicos do projeto.

O impacto deste projeto vai muito além das escolas e comunidades diretamente envolvidas, já que as possibilidades de replicação e promoção dos valores e perceções obtidas são imensas.

Conceição Costa; Fátima Morais; Ilídio Machado; Marta Antunes; Paula Santos; Susana Carreira; Teresa Teixeira

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk