
O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar com os seus parceiros pedagógicos, Furness Academy em Barrow-in-Furness Reino Unido e Istituto Compreensivo Pietro Vanni de Viterbo, Itália e consórcios tecnológicos participam no Projeto, já iniciado em 2018, “Student Wellbeing to Through Innovation To Create Healthy Lifestyles S.W.I.T.C.H. Lifestyles”, KA201-048151, partiu até ao distrito de Lake District em Cumbria para a primeira sessão de formação “Learning Teacher Training” entre os dias 28 e 30 de janeiro 2019.
Este projeto contempla várias etapas de construção de curricula, dinamização de workshops, formação de alunos para desempenharem o cargo de “peer leaders” durante o triénio de implementação do projeto, criação de aplicação com os conteúdos selecionados para as diferentes componentes do curriculum. Durante as sessões que decorreram em Furness Academy deu-se inicio à elaboração da planificação global dos conteúdos e da distribuição por número de aulas a ministrar para cada unidade, oscilando este entre 4 a 6 dependendo da profundidade do tema da unidade. As áreas a trabalhar são relativas à saúde física, emocional e mental e á nutrição. O nosso agrupamento está especificamente direcionado para preparar e planificar cerca de 24 aulas dedicadas á temática.
O trabalho em equipa transnacional é enriquecedor e a partilha de experiências entre as realidades institucionais e de ensino de cada parceiro abre horizontes para novas práticas.
Este projeto, completamente dedicado á formação de alunos e professores para um trabalho de partilha de práticas pedagógicas surge num momento em é fundamental para os nossos alunos a abertura a cidadania numa dimensão europeia.
Deste encontro de trabalho resultou também a construção do sitio do projeto, ainda em draft, a página de facebook e foi divulgado o vencedor do logotipo identificativo do projeto, Logo 3 do Reino Unido da Furness Academy. Cabe aqui um agradecimento ao envolvimento na consecução da proposta de logotipo do nosso agrupamento por parte do subdepartamento de Artes, nomeadamente à Professora Carla Brito que desenvolveu com os alunos uma proposta para concurso.
Dada a dimensão e projeção do projeto com as diferentes dinâmicas em constante monitorização como será o caso da próxima sessão transnacional, em maio, a decorrer no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar a colaboração em formato interdisciplinar é crucial. Então, a colaboração dos professores da Escola Básica de Aver-o-Mar que se envolvem na preparação de atividades de sala de aula para aplicar aos alunos, que partilham conhecimentos sobre as temáticas a desenvolver, das estruturas internas do Agrupamento, dos diretores de turma dos alunos que integram a mobilidade, em suma de todos os que aceitaram o desafio de fazerem parte deste projeto ambicioso que por certo potenciará a nossa prática letiva, é deveras importante para que se atinja o sucesso.
O Twinspace está criado e visa a comunicação através de eTwinning entre os alunos dos diferentes parceiros, a criação da plataforma eLearning para Teacher Learning está em curso. Em novembro de 2019 uma comitiva de alunos e professores estará no nosso Agrupamento para partilhar as nossas vivências.

Chiara Frontini, coordenadora do projeto e consultora da Agencia Nacional; Cinzia, Maria Graza e Angela; Célia Moura, Fátima Cunha e Iracema Arnaud aquando do final dos trabalhos, 30 janeiro 2019 (da direita para a esquerda)
Fátima Cunha, coordenadora