SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DA PRESIDÊNCIA NA ESCOLA DE AVER-O-MAR

O Secretário de Estado Adjunto da Presidência,  Rui Armindo Freitas, esteve hoje no Agrupamento da Escolas de Aver-o-Mar, para conhecer as suas práticas de inclusão e integração, após ter tomado conhecimento do projeto Aver-o-Mar, no âmbito da REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural.

Recebido pela Direção do Agrupamento de Escolas, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, pelo Delegado Regional de Educação do Norte, Luís Lobo,  e pela Equipa da PSP- Escola Segura, que também acompanhou a visita, com o Comissário Tiago Jacinto, o Chefe Eliseu e o agente Jacinto, a equipa do Governo visitou o Gabinete de acolhimento, aquando da chegada à escola de novos alunos, tendo a assistente social, Andreia Teixeira, explicado as atividades de integração dinamizadas. A subdiretora Helena Costa explicou as dinâmicas de organização das turmas, merecendo destaque a conversa em torno do recém-criado nível zero, em termos de proficiência linguística. O Diretor, Carlos Gomes de Sá, nesta que terá sido uma das suas últimas atividades no Agrupamento, detalhou alguns dos aspetos do projeto Aver-o-Mundo, destacando-se o envolvimento dos assistentes técnicos e operacionais, que também deram o seu testemunho (Sandra Torre), tal como o Presidente da Associação de Pais (Carlos Pinheiro), e um encarregado de educação (Nadeem Abbas), de nacionalidade paquistanesa, que explicou ao Secretário de Estado a forma como decorrer a integração de três dos seus educandos.
O contacto com os alunos aconteceu de forma particular, com o grupo de PLNM, tendo vido visitada uma sala, a cargo da Professora Rosário Silva, onde trabalhava um grupo de 8 alunos, de seis nacionalidades, naquele momento. Foi ainda visitado o Clube de Robótica, onde os alunos explicaram algumas das suas atividades, juntamente com os responsáveis Fátima Morais e António Cunha, tendo sido solicitado apoio para alavancar o projeto Myosótis.

Durante a presença na escola, foi explicado o modelo de funcionamento do refeitório escolar e de como a alimentação pode ser fator de integração, o funcionamento da estufa pedagógica e comunitária, bem como da sala de snoezelen, onde a psicóloga Susete Araújo e a adjunta Emílias Quintas detalharam o potencial do espaço.

A visita, que acabou por ser curtam não permitindo visitar a totalidade das realizações da escola,  terminou na biblioteca, onde a professora bibliotecária, Marta Antunes, foi desafiada a manter a promoção do livro e da leitura como estratégias de inclusão dos alunos, tendo o Secretário de Estado uma mensagem de parabéns ao Agrupamento e a todos os envolvidos, por foi possível percecionar verdadeiras vivências comunitárias.

A visita teve acompanhamento de vários órgãos de comunicação locais, incluindo as alunas do Clube de Comunicação da escola, autoras destes primeiros registos fotográficos. Outras fotos serão depois divulgadas, bem como os ecos desta visita na comunicação social local, agradecendo o Agrupamento ao Senhor Secretário de Estado, e sua equipa, pela visita e incentivo deixado.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk