O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar participa no projeto transnacional Eramus+ – I.D.E.A.! – Individuals with Disabilities Education Aim – Together we can! – a decorrer de setembro de 2018 a agosto de 2020, em parceria com a Itália – Instituto Comprensivo “Giuliano Giorgi”, Polónia – Szkoła Podstawowa Specjalna nr 40 , Croácia – Osnovna skola Otona Ivekovica, Turquia – TSCV Metin Sabanci Ozel Egitim Okullari (TSCV Metin Sabanci Special Education Schools) e Eslovénia – Osnovna sola dr. Ljudevita Pivka – país coordenador do projeto.

Este projeto, literalmente voltado para um trabalho de partilha de práticas inclusivas entre os seis países participantes, aparece num momento legislativo onde Portugal, mais uma vez, revela plena preocupação com a melhoria da Inclusão das nossas crianças e jovens com publicação do D.L.54/2018 de 6 de julho de 2018.

Após o processamento das etapas necessárias ao encaminhamento ativo de todos os requisitos e o rigoroso trabalho de preparação exigido pelo projeto, um grupo de quatro professoras, determinadas numa aposta inclusiva, deixa o trabalho da sala de aula e reúne-se em Istambul para o 1º Encontro Transnacional previsto no projeto.

Inicia-se, pois, a primeira apresentação e partilha de práticas e estratégias de ensino e aprendizagem conducentes à inclusão, a observação direta de situações concretas e reais, num ambiente onde a realidade cognitiva, física e emocional nem sempre se concerta com o dia-a-dia de alguns profissionais do mundo educativo. Esta realidade provoca, estimula e fortalece, passo a passo, qualquer grupo que reúna e procure trabalhar para os mesmos objetivos!

Melhorar conhecimentos, ser capaz de fazer e ver a diferença promovendo a igualdade de oportunidades, é o lema das professoras que integraram o grupo de trabalho do Agrupamento de Aver-o-Mar!

Estas professoras de diferentes áreas disciplinares irão oportunamente disseminar junto dos seus pares toda a informação adquirida, refletir sobre a sua adequação, a fim de potenciar novas práticas pedagógicas e o sucesso educativo de todos os alunos.

Obrigada, Istambul, estamos sempre a aprender!

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk