Entrega feita a 18 de dezembro de 2020, em cada uma das salas onde se encontravam os alunos, neste que é o último dia de aulas do 1º período e marca o início das comemorações dos 35 anos da abertura da então Escola Preparatória de Aver-o-Mar.
Esta entrega ocorre, assim, num dia simbólico para esta comunidade, pois:
– assinala-se, pela terceira vez com este cariz agregador, o DIA DO AGRUPAMENTO;
– simbólico, em segundo lugar, porque faz hoje 35 anos que esta escola abriu portas. Estávamos em 1985 e depois de vários adiamentos, a então Escola Preparatória de Aver-o-Mar começou a funcionar! Sim, abriu formalmente as portas no último dia do 1º período! Estávamos não no dia 18, mas no dia 13 de dezembro, mas vale este simbolismo de termos começado a funcionar no último dia do período;
– simbólico é também o facto de hoje, o último dia do período, já estarmos na escola remodelada, depois de em 2018, precisamente nesta dia, ter tido início o processo de obras para a requalificação desta casa, da nossa casa. Também passamos por vários adiamentos, por muitos contratempos, mas foi com muita satisfação que iniciámos este ano escolar num espaço renovado!
Numa altura em que o contacto social está limitado, optamos por fazer a entrega nas salas, tanto no 1º ciclo como na EB de Aver-o-Mar, tendo contado, em algumas salas, com a presença do Dr. Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara e responsável pelo setor da Educação.
Habitualmente, a entrega é feita no final do ano escolar seguinte, ou no Dia do Agrupamento ou na atividade do final do ano. Era, em relação a 2018/19, cuja entrega seria feita no ano letivo seguinte, em dezembro de 2019, as obras não o permitiram fazer e, no final do ano, o confinamento impediu que nos reuníssemos.
Assim, juntamos nesta entrega, esse ano e os do ano letivo 2019/20, pois entendemos que era de inteira justiça fazê-lo.
Relativamente aos alunos que já saíram do Agrupamento, foi enviada uma comunicação para os mesmos, convidando-os a vir à antiga escola, durante o mês de janeiro, período após o qual o Diploma será remetido para casa.
Os Diplomas aos alunos do Quadro de Mérito e Excelência Escolar 2018/19, encontrando-se divididos em 4 categorias:
- Quadro de Excelência, nível A e B, respetivamente para classificações de nível 5 ou de 4,5 ou mais!!
- Quadro de mérito, aqui relevando 3 prémios, a saber:
– prémio superação de dificuldades
– prémio de solidariedade e cidadania
– prémio de Competitividade
Registamos 110 propostas validadas, acrescidas de 4 prémios coletivos, em 2018/19, e 94 distinções em 2019/20 (quadros em anexo).
O reconhecimento do mérito, para além de estar definido na lei 51/2012, o Estatuto do Aluno, consta de artigo específico do Regulamento Interno do Agrupamento, pois entendemos que é justo que tal seja feito, reconhecendo-se o empenho da escola, família mas, sobretudo do aluno.
Na antiguidade clássica, os heróis eram recebidos com grandes honras, distinguidos com coroas de louros e outras homenagens. Assim nós hoje também o fazemos, dizendo a este conjunto de alunos que são um modelo, um exemplo para os colegas. São alunos que se distinguiram pelos seus resultados, pela sua capacidade de trabalho e dedicação. Com mais ajuda, com menos ajuda, com mais apoio ou menos apoio, a verdade é que os frutos acabaram por surgir e, depois de algumas amarguras de percurso, porque sempre existem, tiveram o doce saber de dizer “missão cumprida!” Valeu a pena!
Distinguimos os alunos que obtiveram 5 a todas as disciplinas, mas também aqueles que tiveram média final igual ou superior a 4,5 valores.
Mas para além destas notas de Excelência, também relevamos os alunos que, tendo iniciado o ano com dificuldades, relevaram um esforço notável de superação das suas dificuldades, pois se é trabalhoso subir de um 4 para um 5, muito exigente, sem dúvida, não é menos digno de destaque a recuperação dos níveis negativos, daí a distinção “superação de dificuldades”.
Em termos de imagem, e permitam-nos o seu uso, se ajudarmos alguém com dificuldades de locomoção a chegar ao andar de cima, acreditem que ele depois se movimenta como os demais. Agora, se pegarmos em alguém limitado e o deixarmos em frente de uma escada e lhe dissermos, tens que chegar lá cima, pois é lá que tudo se vai passar, as possibilidades de fracasso são enormes, todos concordarão.
Não é isto que nós fazemos, não é essa a inclusão que promovemos!
Pois bem, no Agrupamento de Aver-o-Mar, talvez aquele que apresenta a maior taxa de alunos subsidiados e onde os progenitores têm uma escolarização mais baixa, estamos a tentar, através de inúmeros projetos, esbater essas barreiras, essas limitações. São inúmeras as medidas em aplicação, do apoio educativo à coadjuvação, da experiência do projeto Fénix à tutoria, do reforço curricular às Oficinas, das Bibliotecas aos Clubes, a par do investimento das famílias e da autarquia, o que faz com que estejamos a construir um percurso sustentado de sucesso, conforme prova a cerimónia de entrega de Diplomas, atípica, mas sentida..
Muitos parabéns a todos, sem exceção, na certeza de que esta distinção tem uma dupla face: de um lado diz chegada e parabéns e, do outro, partida, pois levam novas responsabilidades, novos desafios!
Nota: as fotografias relativas à entrega dos Diplomas serão passadas nos circuitos internos da Escola (TV do polivalente e futura TV a instalar no átrio do bloco A), onde estão expostos os Quadros de Méritos e Excelência, atuais e de anos anteriores.