Querido, mudei a escola!!!

Concluída a primeira fase da requalificação da EB de Aver-o-Mar, vão começar a utilizar-se espaços até aqui sujeitos a recuperação, a par da limitação, por entrada em obra, de outras áreas, pelo que importará considerar o seguinte:

– As aulas que até aqui decorriam no bloco B transitam para o espaço dos monoblocos (contentores) junto ao bloco C, mantendo-se a anterior designação de salas do bloco B; O acesso ao espaço mantém-se, havendo que circundar o bloco B, entretanto já em remodelação.

– As aulas que até aqui decorriam nas salas provisórias (monoblocos) assinaladas como bloco D, transitam para o espaço entretanto requalificado, mantendo-se as anteriores designações (D.1 » salas do rés-do-chão; D.2 » salas no piso superior). O acesso ao espaço bloco D faz-se pela porta principal, em frente ao bloco C, havendo que circundar este e o bloco B para aceder ao mesmo.

– As aulas de educação física passam a decorrer exclusivamente no pavilhão desportivo, devendo os alunos dirigir-se para esse espaço, também requalificado, onde receberão orientações específicas dos professores. O acesso ao pavilhão desportivo faz-se contornando os blocos B e C e acedendo pela área já remodelada.

– O acesso aos Clubes encontra-se suspenso, podendo os alunos obter apoio no espaço da biblioteca, onde os professores cumprirão o horário usual.

– O campo de jogos exterior encontra-se interdito, pois já começou a sua recuperação.

– O acesso à estufa (CEF) faz-se sob supervisão do professor, pela zona de obra no campo de jogos, pelo que todas as entradas e saídas terão que ser acompanhadas por este. O ponto de encontro para acesso ao espaço passa a ser a sala designada de “Clube”, na zona dos monoblocos, havendo uma entrada única, ou seja, alunos que não estejam na hora indicada nesse espaço não poderão aceder ao espaço de trabalho prático.

 

Devido às condicionantes entretanto ocorridas e por questões de segurança (limitação do espaço em redor do bloco B; redução da área disponível entre bloco B e C; impossibilidade de acesso ao campo de jogos e área dos clubes; condicionamento em redor do bloco D e pavilhão desportivo; existência de áreas com vedação/ acesso condicionado)não é permitido o uso de bolas no espaço escolar. Também brincadeiras/ atividades que condicionem a circulação de pessoas, perturbem os espaços de aula ou que não sejam adequadas ao espaço escolar são proibidas, podendo ser objeto de ação disciplinar.

Contamos com a colaboração de todos para que a nova fase de obras decorra com normalidade e segurança, agradecendo-se a disponibilidade e compreensão manifestadas no processo já desenvolvido. Recorda-se a necessidade de respeito das orientações de professores e funcionários, bem como da sinalética existente, recordando-se abaixo o que está vertido no Regulamento Interno e Código de Conduta.

Agradecemos, nesta fase de transição entre blocos, a colaboração de alunos, professores e funcionários, sem os quais não teria sido possível, em tempo recorde, realizar a mudança de blocos operada. A todos muito obrigado, com renovado pedido, pois somos agora chamados a assumir responsabilidades na preservação do já realizado.  Importa ter consciência da intervenção feita, dos valores envolvidos, respeitando os materiais e equipamentos que nos são disponibilizados.

Por exemplo, o bloco D, como modelo para os restantes, já se encontra remodelado em termos de instalações sanitárias (equipamentos totalmente automatizados), salas de aula (ventilação/ aquecimento; quadros brancos em porcelana; telas elétricas; revisão dos projetores e rede informática), arrecadações, espaços de circulação…

Será importante utilizar os equipamentos de forma responsável, seguir orientações dos professores e funcionários (por exemplo, não mexer nos estores ou janelas sem a sua autorização; não mexer nos equipamentos de aquecimento; não danificar as estruturas de proteção das tubagens; não pendurar materiais impróprios nos cabides; não danificar as áreas de afixação colocadas em todas as salas; não mexer na sinalética à entrada das salas; entrar nos blocos sem correrias nem atropelos; não gritar; respeitar áreas de circulação [por exemplo, nas entradas e nas escadas entrar/subir pela direita e sair/ descer pela esquerda]; …).

Muito haveria a dizer, mas acreditamos que as regras são conhecidas e todos seremos responsáveis pela preservação e cuidado dos espaços, o que passa, também, pela participação de situação anómalas ocorridas, para que sejam corrigidas e os infratores, quando negligentes ou irresponsáveis, chamados a custear as reparações e ser alvo das sanções disciplinares ajustadas.

Contamos com todos para continuarmos a construir uma escola melhor, ou, como refere o Projeto Educativo, “Agir no Presente, Construir o Futuro!”

Notas:

  1. As intervenções no Bloco D e Pavilhão não estão totalmente concluídas, processo que será desenvolvido ao longo dos próximos dias; o pavimento de ligação entre bloco C e D será apenas concluído na última fase de obra (pausa de verão).
  1. No próximo dia 2 de março, de manhã, teremos a visita à escola do Sr Presidente da Câmara, eng. Aires Pereira, em cerimónia aberta à comunidade, no que será uma entrega formal e simbólica das instalações já requalificadas à escola. Agradecemos a vossa presença e, quando em aulas, colaboração e compreensão pela visita que será realizada (com ida às salas de aula).
  1. As regras de utilização do pavilhão serão transmitidas pelos professores de educação física, devendo os alunos trazer um calçado distinto para utilização no pavilhão.

 

Excerto dos Código de Conduta:

(…)

2.Deveres gerais da comunidade educativa 

Todos os membros da comunidade escolar devem:

  • Agir de acordo com o Código de Conduta em todas as atividades escolares, dentro e fora do recinto escolar;
  • Promover comportamentos adequados no sentido de assegurar o desenvolvimento de uma cidadania participativa e responsável;
  • Respeitar e valorizar a diversidade de todos os membros independentemente da sua etnia, cultura, religião, sexo e idade;
  • Respeitar as ordens e orientações dos órgãos de gestão, dos professores, dos assistentes técnicos e operacionais e demais agentes educativos da escola no exercício das suas funções;
  • Utilizar uma linguagem verbal e não-verbal adequada;
  • Utilizar vestuário adequado ao contexto escolar;
  • Manter o espaço escolar limpo; 
  • Ser assíduos e pontuais;
  • Não utilizar telemóveis ou qualquer tipo de equipamento eletrónico de comunicação ou diversão na sala de aula;
  • Não mascar gomas elásticas/chiclete no interior das instalações da escola;
  • Não demonstrar afetos de forma inadequada, dentro do recinto escolar;
  • Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, não possuir, consumir ou vender drogas ou substâncias ilícitas dentro do recinto escolar e suas imediações;
  • Zelar pela boa conservação do material e equipamento da escola, dando-lhe o uso adequado; 
  • Comunicar ao professor/ Direção/ Diretor de Turma/ PBX qualquer questão suscetível de ser prejudicial para o bem-estar de todos. 

 

2.1 Deveres específicos dos alunos 

2.1.1 Na sala de aula 

  1. No início e no final de cada aula, o delegado de turma deverá cooperar com o professor na verificação do estado da sala e do seu equipamento (limpeza, material danificado ou desaparecido, etc.). 
  2. Salvo por autorização do professor, é totalmente interdito qualquer tipo de utilização dos telemóveis ou outros equipamentos multimédia durante as aulas. Estes deverão estar desligados e dentro das mochilas ou malas.

Os alunos:

  1. Só podem levantar-se com autorização do professor
  2. Não podem mascar pastilha elástica.
  3. Devem usar vestuário adequado à dignidade do espaço e das atividades implícitas (proibido o uso de chinelos e calções de praia/ desporto).
  4. Não podem comer e/ou beber sem autorização do professor.
  5. Devem respeitar as regras de comunicação, designadamente: pedir licença para falar; ouvir com atenção a opinião dos outros e respeitá-la; falar com educação; evitar comentários despropositados e ofensivos).
  6. Têm de fazer os trabalhos pedidos pelo professor e participar ativamente nas tarefas propostas.
  7. Têm de deixar a sala de aula limpa e arrumada.
  8. Não podem manusear os equipamentos da sala (ex.: audiovisuais, estores e outros) sem autorização do professor. 
  9. Trazer sempre para as disciplinas todo o material escolar necessário para o bom funcionamento das mesmas, bem como serem responsáveis com a sua preservação.
  10. Os alunos devem entrar na sala de aula de forma organizada e ordeira, sentando-se no seu lugar em silêncio. 

 

2.1.2 Nos blocos de salas de aula/corredores/escadas 

Os alunos devem:

  1. Circular de forma ordeira; 
  2. Não correr, não escorregar pelo corrimão nem empurrar ninguém; 
  3. Não permanecer nos corredores e escadas;
  4. Não permanecer nos átrios dos blocos de salas de aula, exceto em dias de chuva. No bufete/cantina, devem: 

5.Não deixar o seu material (mochilas, casacos …) nas áreas de passagem.

 

2.1.4 Recreios 

  1. Manter o recinto escolar sempre limpo, deitando os papéis e objetos inúteis nos recipientes apropriados;
  2. Não trazer objetos valiosos para a escola;
  3. Não captar sons ou imagens, sem autorização prévia dos professores;
  4. Responsabilizar-se pelas peças de vestuário;
  5. Respeitar as orientações dadas por todo o pessoal docente e não docente;
  6. Respeitar os colegas chamando-os pelo nome próprio;
  7. Não ter atitudes agressivas (físicas ou verbais);
  8. Não permanecer no interior do edifício escolar durante os intervalos, exceto se acompanhado pelo professor ou auxiliar ou ainda em condições atmosféricas adversas;

9.Respeitar ordeiramente as filas sempre que as mesmas sejam necessárias.

 

Obrigado pela colaboração!

O Diretor

Carlos Gomes de Sá

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk