Professora refém salva pela PSP na EB de Aver-o-Mar

Tendo captado a sua atenção pelo título desta notícia, é hora de lhe dizermos que a avaliação feita ao  16º Fórum de Formação e Opções Profissionais (FOP), pelo Agrupamento de Aver-o-Mar, é bastante positiva.

Este iniciativa, já na sua 16º edição,  e que decorre desde 24 de abril, teve duas ações na EB de Aver-o-Mar, no passado dia 15 de maio.

Pelas 10.30h, a comunidade escolar assistiu à demonstração do Grupo Cinotécnico da PSP, atividade muito participada e que gerou grande entusiasmo junto dos alunos.

Para além da demonstração de capacidades de obediência, os binómios agente-cão foram usados usados em demonstrações de busca (de um telemóvel), de ação numa situação em que uma professora foi feita refém, terminado com uma ação de resgate de alunos e professora de uma sala, perante um encarregado de educação mais exaltado e descontente com as classificações, que queria pôr fogo às instalações!

Este momento foi também presenciado por utente do MAPADI, alguns deles ex-alunos do Agrupamento, iniciativa enquadrada na ação “Significativo Azul”, da PSP.

Ao final da tarde, pelas 17h00, foi a vez de a escola abrir as portas aos pais e encarregados de educação, para sessões de apresentação da Oferta Formativa, momento bastante concorrido e esclarecedor, numa sessão promovida pelos Serviços de Psicologia e Orientação da Escola.

O objetivo principal desta iniciativa é promover a divulgação das ofertas formativas e profissionais para os alunos do concelho da Póvoa de Varzim e concelhos limítrofes, para que estes possam fazer as suas opções com o máximo de informação e conhecimento possível em determinadas áreas.

Estas atividades serão desenvolvidas em vários espaços, nomeadamente nas Escolas E.B. 2/3, Escolas Secundárias, Auditório Municipal e Pavilhão Municipal.

A população alvo do FOP é a população jovem do concelho (alunos do 8º ao 12º ano de escolaridade), designadamente aqueles que frequentam as escolas E.B. 2/3 e as escolas secundárias ou outras entidades formadoras do concelho da Póvoa de Varzim e concelhos limítrofes, respetivas famílias, bem como alunos que frequentam o ensino profissional e população em geral.

As atividades a desenvolver neste período passam por Mesas redondas, a decorrer nas escolas EB2/3 e Secundárias do concelho; Sessões de Informação/Esclarecimento abertas a pais e população em geral; Seminário promovido pela ESMAD e ESHT; Demonstrações dos grupos cinotécnicos da PSP, GNR e Demonstração dos Meios da Marinha e Exército, entre outras iniciativas paralelas.

Vídeo da demosntração cinotécnica:

 

.

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk