Descrição

Os objetivos inerentes a esta estrutura são: educar para a prevenção e minimização de riscos, promover uma cidadania ativa e participante, promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência, desenvolver competências no âmbito da proteção civil; incentivar o reforço da cooperação entre várias instituições que servem a comunidade educativa em que se insere a escola.

Numa fase inicial foram apresentadas, aos diversos elementos do clube de saúde e proteção civil, as atividades e calendarização das ações previstas no âmbito da segurança escolar, para posterior aprovação e respetiva divulgação junto da comunidade escolar.

Depois foi determinado o modelo de atuação com a PSP, nomeadamente, o Programa Escola Segura, com elaboração das propostas de atividade para o Plano Anual de Atividades, designadamente a ação de sensibilização “Bullying é para fracos”, a ação de sensibilização sobre a temática “Prevenção Rodoviária”.

Na disciplina de formação pessoal foram abordados com os alunos aspetos relacionados com a formação e sensibilização de condutas e regras de segurança. Aos alunos que frequentaram o quinto ano de escolaridade foi exibido o DVD “Evacuação de uma Escola em Situação de Emergência”. O visionamento deste vídeo teve como objetivo a sensibilização dos alunos, para as ações a desenvolver perante uma situação de emergência e instrução de comportamentos. Foram dadas indicações, para no final do visionamento, os diretores de turma se deslocassem com respetivos alunos até ao ponto de encontro, de forma a identificar o espaço destinado à respetiva turma. Também foi sugerido aos diretores de turma a realização de um debate com os alunos, sobre a importância do Plano de Emergência Interno.

No dia treze de outubro, pelas dez horas e treze minutos, foi materializado o exercício público de preparação para o risco sísmico – A Terra Treme, com a participação de um elevado número de alunos, Esta atividade implicou a inscrição online, parte do delegado de segurança, para viabilizar a participação da escola no evento. Esta participação deve ser destacada pela sua importância, na simulação e prevenção e regras de atuação, para fazer face ao acidente.

No âmbito do protocolo de cooperação com a PSP – Escola Segura, em articulação com o delegado de segurança, realizou-se no dia vinte de fevereiro, no auditório da escola sede, a ação de sensibilização, denominada “Bullying é para fracos” destinada aos alunos do sexto ano de escolaridade, no auditório da escola;

Também promovido pelo delegado de segurança em parceria com a PSP – Escola Segura, foi realizada, no dia quinze de março, a palestra “Prevenção Rodoviária”, dirigida aos delegados e subdelegados de turma do quinto e sexto ano de escolaridade e alunos do BTT, no auditório da escola;

No final das diversas sessões foi sugerido, para em fase posterior, na disciplina de formação pessoal e social, com orientação do diretor de turma, se dinamizasse o debate com os restantes alunos da turma, sobre a importância destas temáticas.

Importa salientar a realização de um exercício de evacuação, na Escola Básica de Aver-o-Mar, a realizar no terceiro período, cujo objetivo principal é testar o respetivo Plano de Prevenção e Emergência e treino dos ocupantes.

A coordenação da segurança escolar, durante o presente ano letivo, está a cargo do professor Eugénio Miranda.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.