Visão, Missão e Valores

Visão

Todos os alunos do sistema educativo praticam regularmente atividades físicas e desportivas.

Missão

Estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Valores

A atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam:

 Responsabilidade   Espírito de equipa   Disciplina   Tolerância    Perseverança    Humanismo    Verdade   Respeito   Solidariedade   Dedicação   Coragem

O clube de desporto escolar inclui atualmente diversas equipas nas mais variadas modalidades.

Grupo Equipa atividades gimnicas e expressivas

Prof Ricardo Rios

Grupo  Equipa Voleibol

Profª Teresa Salgado

Grupo Equipa Badminton

Prof Pedro Matos

Grupo Equipa BTT

Prof João Oura » Fernando Mota

Grupo Equipa  Ténis de Mesa

Profª Iracema Arnaud

 

 

Grupo de alunos do Desporto Escolar, modalidade de ténis de mesa, preparados para a 1º jornada

Sem grande certeza quanto à origem do Ténis de Mesa, crê-se que tenha surgido no final do século XIX, na alta sociedade inglesa, como alternativa ao Ténis quando este, por condições climatéricas, não se podia praticar.

Começou por ser chamado “ping – pong” devido ao consecutivo bater da bola na raqueta e na mesa de jogo, e tornou-se popular nos grandes salões, onde se reunia a mais alta sociedade inglesa, vestida a rigor para a disputa de sucessivas partidas.

Os primeiros Opens de que há registo surgem no início do século XX (1901), naturalmente ainda em Inglaterra, com a participação de mais de cem jogadores, todos súbitos de Sua Majestade.

Ainda nesse ano, em Londres, no Queen’s Hall, realizou-se uma competição com jogadores estrangeiros, que se julga ter sido o 1º Open Internacional desta modalidade. Arnold Parker foi o vencedor, tornando-se famoso pelas suas vitórias e pelo desenvolvimento que deu à modalidade.

O “ping-pong” foi proliferando por outros países como a Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Índia, Alemanha e França. Depois de alguma quebra de popularidade, surge novamente em Inglaterra, em 1922, pela mão dos universitários de Cambridge e Oxford, tornando-se então na modalidade favorita para muitas populações.

O 1º Campeonato Mundial da modalidade decorreu em Londres, com a presença de países como a Hungria, Austrália, Índia, País de Gales, Checoslováquia, Alemanha e, naturalmente, o país organizador. Foi criado um organismo que ainda hoje superintende toda a modalidade a nível mundial: a ITTF (International Table Tennis Federation).

Em Portugal, a modalidade surgiu em 1913 pela mão da Associação Cristã da Mocidade. Inicialmente de uma forma recreativa, o Ténis de Mesa foi criando raízes e, em 1929, surge no Porto a primeira Associação de Ténis de Mesa. Em 1932, através do Lisboa Ginásio, surge na capital uma congénere do Porto: a Associação de Ténis de Mesa de Lisboa.

Com a criação de outras associações (Coimbra, Leiria e Setúbal) é fundada, em 1944, a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, que mais tarde se filiou na ITTF e na ETTU (União Europeia de Ténis de Mesa).

 

O Ténis de Mesa é um desporto que atualmente se pratica em todas as latitudes por adolescentes e jovens com fins competitivos, naturalmente com maior incidência na Ásia e Europa.

No Desporto Escolar, o Ténis de Mesa é um dos desportos mais praticados quer na vertente competitiva, quer na vertente de tempos livres. A sua especificidade faz desta modalidade uma atividade educativa de eleição, sendo um veículo pedagógico para melhorar, desenvolver e reforçar a motricidade dos nossos jovens.

No Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, e embora como prática letiva se mantivesse, com cariz pontual, em 2017/18 surge, formalmente, no âmbito do Desporto Escolar, a modalidade de ténis de mesa.

2019/2020

Os alunos da nossa escola beneficiam da prática desportiva do Ténis de Mesa e estão muito entusiasmados com esta atividade desportiva.

Além da vertente lúdica da atividade física desenvolvida são melhoradas as capacidades cognitivas, a destreza física e mental, na tomada de decisões, são criados ainda mecanismos de memorização, coordenação espácio-temporal bem como a acuidade visual na atenção/concentração.

 

“Ténis-de-mesa ou Mesatenismo foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping-pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para Ténis de Mesa, sendo o nome ping-pong atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos desportos mais populares do mundo em termos de número de jogadores. O Ténis de Mesa é conhecido como sendo o desporto com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o desporto de raquete que mais produz efeito na bola (rotação).”

 

O Ténis de Mesa é uma modalidade desportiva em que a socialização e o desenvolvimento integral do jovem aluno são uma evidência, são ainda convocadas todas as capacidades e atitudes em todas as propostas de aprendizagem.

Criadas as condições para a aquisição de competências intrínsecas e extrínsecas de cada praticante. O respeito pelas regras e a ordem na sua execução, individual e em grupo, suportam a convivência e o bem-estar na escola.

Para o desenvolvimento e melhoria da saúde de todos e de cada um.

Últimas atividades

DestaquesDireção
24 Outubro, 2020

26 outubro: greve geral nacional dos trabalhadores das cantinas

Informação URGENTE e IMPORTANTE JI e 1º ciclo Está prevista uma greve geral nacional dos trabalhadores das cantinas para o próximo dia 26 de outubro, 2ª feira. Em face dos…
Concursos RHDestaques
20 Outubro, 2020

RH: AO resultados 1º método e convocatória 2º método (atualizado em 20.10.2020)

Atualização em 20.10.2020 No âmbito do procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado…
Concursos RHDestaques
19 Outubro, 2020

19.10: Atualização – horários 13 e 14: classificação final

Atualização 19.10.2020 No âmbito dos procedimentos concursais nº 13 e 14, para técnico/a superior – psicólogo/a, lançado pelo Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, e após realização, em…
DestaquesDireção
19 Outubro, 2020

#EstudoEmCasa 2020/2021: início em 19 de outubro

O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relança o #EstudoEmCasa 2020/2021, após o reconhecimento generalizado da mais-valia e do impacto deste recurso. No último trimestre do ano letivo…

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.