PORTAL SIGE e INOVAR CONSULTA- ACESSO PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

O Agrupamento de Aver-o-Mar utiliza, como ferramenta pedagógica, o programa de gestão Inovar, acessível ao pais e alunos, através da modalidade Inovar Consulta (i> Inovar Consulta (ebaveromar.com)) ou da APP para telemóvel e tablet (veja possibilidades e instalação em APP INOVAR ALUNO e Inovar Consulta com novas funcionalidades – Agrupamento de Escolas Aver o Mar (ebaveromar.com)

Para além desta ferramenta, mais de índole pedagógica, pois permite, a título de exemplo, o acesso a sumários, aos registos periódicos de avaliação, à agenda, aos registos de comportamento e de assiduidade, com a possibilidade de justificação de faltas através da caderneta digital, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Como aceder ao Inovar Consulta: image004.jpg (486×151) (ebaveromar.com)

Video explicativo do programa Inovar: (422) inovar consulta – O programa para pais e encarregados de educação – YouTube

Para além do Inovar, os alunos utilizam também um cartão multifunções (cartão SIGE), que lhe dá acesso à escola e a vários serviços internos. Assim, chegado à escola, o aluno passa o seu cartão na portaria (torniquete), registando-se a hora de entrada. Tal procedimento também é feito à saída, podendo este ser não autorizado a sair da escola, mediante informação do encarregado de educação (controlo de aulas e/ou atividades em que o aluno esteja inscrito e seja obrigado a frequentar). Com este mesmo cartão, e tendo saldo (carregamento na papelaria ou através de moedeiro), pode fazer compras no bufete, na papelaria ou mesmo reservar as senhas para almoçar. Todos estes movimentos ficam registados e, tendo a escola CAE de Educação, são comunicados automaticamente às Finanças, para efeitos de IRS. Como o cartão é pessoal e intransmissível, em caso de perda do cartão, o saldo é recuperado, havendo a particularidade de poder ser acedido através da internet. Tanto aluno como Encarregado de Educação (EE) podem aceder aos movimentos/ registos, destacando-se o marcar ou desmarcar refeições.
Para o fazer, são usados códigos distintos, para alunos e EE, a saber:

Para novos utilizadores (ex. alunos do 5º ano ou de outro, pela 1ª vez no Agrupamento) o acesso ao Portal SIGE é:

ALUNOS: PIN do aluno: Dia/mês de nascimento

PAIS/EE: PIN do EE: 4 primeiros dígitos do Cartão de Cidadão (antes era 1234); no caso de alunos sem CC será de considerar os 4 primeiros dígitos do documento de identificação apresentado no ato de matrícula; o PIN deve ser alterado, após o 1º acesso.

Acesso direto ao Portal: Unicard sige – Login

O site do Agrupamento, no menu do canto superior esquerdo ou ao fundo da página principal, tem acesso direto a estes programas.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk