Por uma escola inclusiva – atualização

No âmbito das atividades programadas pelo Departamento de Educação Especial e do projeto Erasmus+ i.d.e,a. Together we can!, (com o qual a Biblioteca Escolar colabora),
celebrou-se na primeira semana de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Disability Day - com a dinamização de jogos adaptados abertos à comunidade.
Esta atividade contou com a preciosa colaboração dos professores de Educação Física e dos atletas de BOCCIA do MAPADI.
Ainda no âmbito da celebração deste dia, na Escola Básica de Aldeia decorreu uma sessão informativa sobre inclusão e o código ColorAdd, 
com a leitura de histórias e realização de trabalhos plásticos cuja notícia se encontra em anexo.
Na Escola Básica de Agro Velho os alunos realizaram uma dramatização apresentada à comunidade escolar; nas Escolas Básicas de Navais e do Teso,
a partir de desafios lançados aos alunos  sobre o tema, foram criados trabalhos plásticos que evidenciam os sentimentos e a reflexão suscitada.
Em conjunto celebramos esta data, procurando sensibilizar a comunidade educativa para a Diferença e para a Inclusão.

imagem interativa   https://www.thinglink.com/scene/1130888296415625217

 

Texto anterior:

A 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. É uma data promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1998, com a finalidade de sublinhar a necessidade de uma maior atenção por parte da sociedade civil e do poder político, para os assuntos relacionados com a deficiência.

Neste sentido, e como vem sendo hábito em anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, não deixou de lembrar esta data, como alerta para a necessidade de se construir uma Sociedade Inclusiva, para os cerca de 15% da população mundial, que vive com alguma deficiência/limitação.

Na Escola Básica Aldeia, em Aguçadoura, como forma de assinalar este dia, foi elaborado um panfleto com informação alusiva à efeméride, o qual foi afixado em local de acesso à comunidade educativa.

Pela professora responsável da atividade, Maria Sá Moreira, foi apresentada aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, uma “História Inclusiva”. Foram abordados os tipos de deficiência, dado a conhecer diversas tecnologias de apoio ao deficiente ou a quem possui uma limitação, tipo daltonismo e orientações de como atuar perante um cão guia.

Ao longo da sessão, com a duração de 60 minutos, os alunos mostraram-se muito atentos e revelaram ter adquirido novos conhecimentos.

No final, os alunos de cada turma pintaram uma tela, tendo sido colocado sobre cada cor o símbolo gráfico relativo ao código ColorrADD (sistema de identificação de cores para daltónicos).

Com esta iniciativa, o Agrupamento deu a conhecer o trabalho que tem vindo a realizar no sentido de sensibilizar crianças e adultos para a necessidade de serem mais solidários e fomentar uma INCLUSÃO real e efetiva.

Por uma Sociedade de Todos, para Todos!
Os alunos da EB de Aldeia

1-POR UMA SOCIEDADE INCLUSIVA -com fotos (3)

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk