Atualização 16.08: PLATAFORMA MEGA [Manuais Escolares GrAtuitos] – 2019/2020

Novas informações (16.08.2019):

As dificuldades na agilização de vouchers para alunos do 1º ano encontram-se ultrapassadas. Os EE devem consultar a plataforma e proceder à emissão dos respetivos vouchers.

Qualquer situação de dúvida/ dificuldades poderá ser esclarecida junto dos serviços administrativos.

 

Novas informações (09.08.2019):

Ainda subsistem dificuldades na agilização de vouchers para alunos do 1º ano. A escola tem procedido a diligências várias junto da plataforma MEGA e do próprio IGeFE, mas não é possível avançar com datas específicas, destacando estas entidades que, como este ano, foi o último a ser processado, é natural que a resolução das anomalias também seja mais demorada.

Sugere-se nova consulta da plataforma na próxima 3ª feira, dia 13 de agosto.

Novas informações (29.07.2019):

Devido a permanentes erros na plataforma, as datas inicialmente indicadas não estão a ser observadas, para todos os anos. A escola tem procedido a diligências várias junto da plataforma MEGA, mas não é possível avançar com datas mais específicas, sobretudo para as situações de erro (há turmas em falta em todos os anos  apesar de exportadas para a plataforma [totalmente regulares 6º, 7º e 8º anos].

Sugere-se nova consulta da plataforma na próxima 6ª feira, dia 2 de agosto.

Dados anteriores (25,07)

– 2º e 9º ano: vouchers já disponíveis (os EE podem imprimir e dirigir-se às papelarias aderentes, à sua escolha – manuais novos);

– 6º e 8º anos: disponíveis para impressão a partir de 3ª feira, dia 23.07. Sendo manuais reutilizados, imprimir voucher e levantar livros na escola-sede, no horário de funcionamento dos serviços; sendo livros novos, dirigir-se diretamente às papelarias.

– 1º, 5º e 7º anos: a partir de 1 de agosto. Sendo manuais reutilizados, imprimir voucher e levantar livros na escola-sede, no horário de funcionamento dos serviços; sendo livros novos, dirigir-se diretamente às papelarias;

– 3º e 4º: devido a falhas nos vauchers (erro na plataforma que não assume o livro de inglês), deverão aguardar a correção da situação.

Os encarregados de educação devem ser portadores dos voucheres impressos.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, deverá contactar-se o email suporte@manuaisescolares.pt ou o telefone 302099409.

 

Informação anterior:

A plataforma MEGA ainda apresenta algumas anomalias na emissão dos vouchers. Aconselhamos os EE a aguardar informações adicionais, que serão aqui disponibilizadas pela escola, antes de imprimirem os vales.

Novas informações para breve.

Informamos a comunidade educativa que, no âmbito da medida governamental MEGA, todos os alunos do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos poderão beneficiar de manuais gratuitos, no próximo ano letivo, numa lógica de empréstimo/ reutilização.

Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os encarregados de educação terão de registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt

Nos links abaixo poderá consultar os manuais adotados e as informações sobre as datas de disponibilização dos vouchers, que variam em função dos anos de escolaridade. Uma vez que o processo de emissão desses vales está associado ao processo das turmas, só após a sua homologação é que a disponibilização dos vouchers ficará ativa. Pode, ainda, conhecer quais os cadernos de atividades a adquirir, dada a sua utilização ser recomendada pela escola.
Os vouchers utilizados para levantar os manuais escolares nas papelarias aderentes (novos) e na escola-sede do Agrupamento (reutilizados) podem ser obtidos na plataforma MEGA e na APP Edu Rede Escolar, a partir das datas abaixo indicadas.
O vale explicitará a atribuição de manuais novos e usados e, neste caso, o seu levantamento deverá ser feito pelo encarregado de educação na EB de Aver-o-Mar, durante o horário normal de expediente, sendo obrigatória apresentação dos vales disponibilizados pela plataforma MEGA.

Os manuais disponibilizados ao abrigo deste programa, novos ou usados, deverão ser sempre devolvidos no final do ano letivo, em condições a explicitar pelos professores, no início das aulas.

Informação sobre manuais, datas e cadernos de atividades:

MANUAIS 1 CICLO 2019 2020

Manuais 2.ºCiclo Ano Letivo 2019 2020

Manuais 3 Ciclo Ano Letivo 2019 2020

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Join the discussion 39 Comments

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      O registo é feito na plataforma MEGA, que não é gerida pela escola. Ver link na notícia presente na página.

      • Márcia Rodrigues diz:

        Bom dia, precisava de uma ajuda, estou farta de ligar para o número de sugere mas ninguém atende.
        A minha filha tem 18 anos e está no 12° ano, fez o registo ficou tudo direitinho, está em processamento.
        Só que na escola uma professora disse lhe que por ter 18 anos não ia ter direito a nada isso é verdade?
        Obrigado

        • Carlos Gomes de Sá diz:

          Sugere-se que contacte os serviços administrativos da escola que frequenta. Poderá também tentar colocar a questão para o endereço de email que este Agrupamento (AE de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim), disponibiliza na sua informação.

  • Elena Musat diz:

    Boa tarde, gostaria de saber porque nao consigo ,atualizar meu educado na mega plataforma? Dessde ja muito obrigada

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      Deverá contactar linha telefónica ou email presente na informação da escola. A gestão da plataforma MEGA não é feita pelo Agrupamento.

  • Susana Correia loureiro diz:

    Não consigo fazer a atualização da minha filha de 15 anos, ela vai para uma nova escola e não tenha acesso aos vouchers o que devo fazer?

  • Anabela parreira diz:

    Bom dia gostaria de saber quando vai sair o voucher para o 1°Ano

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      Informação presente na página da escola:
      – 1º, 5º e 7º anos: a partir de 1 de agosto.
      Sendo manuais reutilizados, imprimir voucher e levantar livros na escola-sede, no horário de funcionamento dos serviços; sendo livros novos, dirigir-se diretamente às papelarias;

      Deduz-se, do exposto, que já poderá imprimir o vale, pois já conhecemos casos de emissão, para estes anos.

  • Cecília Rocha diz:

    Registei-me no ano passado quando a minha filha foi para o 5. ° Ano. Este ano o meu filho vai para o 1.° Ano, como hei-de fazer? Tenho de me registar outra vez?…pois não aparece o nome dele, só aparece o nome da minha filha…obrigado

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      Em caso de dificuldade, poderá passar pelos serviços administrativos da escola, que poderão ajudar. Abertos até às 16h, incluindo no período de almoço.

  • Podem me explicar porq n consigo entrar no site

  • Elisabete Botelho diz:

    Boa tarde deste o dia 28 de julho que ando a tentar pedir os manuais para o 11 ano e nao consigo passar a outra face .

  • Maria Adelaide Mártires da Costa Cruz diz:

    Bom dia fiz o registo na plataforma e quando chega a autenticação diz que o NIF já está a ser utilizado já telefonei várias vezes para aí nunca atendem será por já o ter feito no ano anterior agradeço que me ajudassem obrigado

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      Em caso de dificuldade, poderá passar pelos serviços administrativos da escola, que poderão ajudar. Abertos até às 16h, incluindo no período de almoço.

  • Alexandrina Oliveira diz:

    Porque não consigo aceder ao livro que falta ao meu educando

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      Em caso de dificuldade, poderá passar pelos serviços administrativos da escola, que poderão ajudar. Abertos até às 16h, incluindo no período de almoço.

  • Teresa Monteiro diz:

    Continua a não ter os vouchers para a primeira classe como vou fazer para a minha filha ter os livros

  • YvettE Parchão silva diz:

    No meu caso o nome do meu filho apareceu no portal e de um minuto para o outro evaporou….

  • Brigitte Gouveia diz:

    Gostava de saber porquê que os meus filhos não tiveram vouchers para 5 livros escolares nem como reutilizados nem como novos

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      Deverá contactar os serviços administrativos da escola, para tentar perceber o que aconteceu, pois é uma situação anómala.

  • Bruna abreu diz:

    Ja tentei entrar em contacto com a plataforma mas este numero diz que nao esta atribuído.

  • Susete diz:

    Boa tarde gostaria que me ajudassem numa questão fiz o levantamento de 2 manuais para a minha filha mas a questão é que ela por motivos pessoais vai ter de trocar de escola e os livros não servem de uma escola para a outra que possibilidades e que tenhi.
    Obrigada

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      O que está estipulado na legislação é que as transferências por motivos pessoais implicam a assunção dos novos encargos com manuais. De qualquer forma, sugere-se a devolução dos manuais já levantados na escola, recolhendo declaração de entrega, devendo depois expor o caso na nova escola, para ver se será possível ainda a sua exportação para a plataforma MEGA.

  • Sónia Dâmaso diz:

    Gostava de saber porque não recebi o voucher para o livro de inglês. Obrigado

  • Sofia Gil diz:

    Boa tarde, gostaria de saber porque razão não me foram atribuidos os manuais de TIC e Educação visual , e não me digam para contatar a escola, pois já o fiz e da escola izem nada ter a ver com a plataforma Mega.

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      No caso deste Agrupamento, as duas disciplinas em apreço não têm prevista aquisição dos manuais, pelo que os mesmos estavam assinalados, na listagem divulgada, como facultativos, ou seja, as disciplinas em apreço não adotaram manual.

  • Rita Bastos Rodrigues diz:

    Boa noite
    Acabei de receber vouchers para levantar livros novos de disciplinas que tinham sido atribuídos livros reutilizados. Como não se encontravam em bom estado decidi adquiri-los e comprei – os novos.
    Como faço para poder agora beneficiar do vouchers. Neste caso referentes ao 3° ano.
    Muito obrigada

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      Sugere-se que contacte os serviços administrativos da escola que frequenta.
      No caso deste Agrupamento (AE Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim), desconhecemos situações como a tipificada.

  • Carla maria sousa Matias diz:

    Boa tarde.O meu educando entrou agora para o 10.Ano.e escolheu a area de artes.Agora está a pensar mudar de área (para humanidades).A minha pergunta é :Pode devolver agora os livros (os que têm a ver com a area) e é -lhe atribuido os outros? (Para a area que quer mudar?).obrigada

  • Cidalia ferraz diz:

    Bom dia
    Este ano o meu ecucando , a frequentar o 4°ano, foi_lhe atribuido um livro reciclavel (estudo do meio), ate aqui nada a reclamar, agora apos inicio do ano letivo fiquei a saber, pela professora que falta um anexo. Apos me dirigir a uma livraria foi informada que este anexo nao é vendido em separado pois vem incluido no manual de estudo do meio. Tambem ja contactei o agrupamento de escolas de Condeixa a Nova que nao me dei qualquer solução.
    Gostava de saber qual a solução que me apresentam uma vez que o meu educando tem direito aos manuais escolares gratuitos.

    Aguado uma resposta urgente, pois o ano letivo ja começou
    Cumprimentos
    Cidalia Ferraz

    • Carlos Gomes de Sá diz:

      Deverá questionar a escola em apreço. Esta página/ informação refere-se ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk