
Na quarta-feira, dia 22 de janeiro reuniu-se a sessão escolar do Parlamento dos Jovens para debater as propostas que irão representar o Agrupamento, em março, na sessão distrital.
Na reunião estiveram presentes os alunos que compuseram as listas (de A a I), estando o auditório cheio de deputados escolares.
Da eleição para o Parlamento dos Jovens surgiu como lista vencedora a lista B (com 232 votos), pelo que a sua representante esteve a apresentar as propostas vencedoras desta eleição, para debate da assembleia.
Seguiu-se a defesa das propostas pelos representantes das restantes listas, tendo-se debatido a pertinência de cada uma, sendo vários os alunos da assembleia que, num exemplo de democracia, estiveram a argumentar os prós e contras de cada proposta.
Após esta discussão foi decidido que a primeira proposta apresentada pela lista B, teria contributos de outras, listas, como a lista A e a D, que defendiam o combate às fakenews. Foi, ainda, decidido que a 3ª proposta da lista B seria substituída pelo contributo dado pela lista F (maioritariamente alunos do 9ºF), após ouvir a defesa do representante da lista, Mateus Monteiro.
Também as alunas Mafalda Macedo, do 9ºB, representante da lista C e Filipa Correia, do 9ºE, representante da lista G, tiveram uma participação bastante ativa na definição e defesa das diversas propostas.
Ficou, assim, decidido, por maioria, a defesa das seguintes propostas na sessão distrital:
· Implementar as salas do futuro em todas as escolas, integrada em todas as disciplinas, de forma a desenvolver as competências digitais dos alunos, utilização devida da IA e reforçar o combate à desinformação e fakenews
· Implementar as “escolas sem mochilas”, através do uso dos manuais digitais
· Criação de uma plataforma/browser do Ministério da Educação, pode ser usado numa aplicação, com todas as ferramentas necessárias ao estudo/trabalho e motor de busca/pesquisa/IA, de forma que a utilização das TIC se tornem seguras e livres de desinformação
Após esta conclusão foi solicitado aos alunos que escolhessem o segundo(a) deputado (a) a representar a escola na sessão distrital, uma vez que uma das deputadas seria a da lista vencedora. Após votação da Assembleia, decidiu-se por maioria dos votos pela deputada Mafalda Macedo, do 9ºB, representante da lista C.
Assim, as alunas Beatriz Morim, do 9ºA, representante da lista B e Mafalda Macedo, do 9º B, representante da lista C, foram eleitas para representar o Agrupamento, em março, ma sessão escolar.
Um agradecimento especial aos alunos: Sofia Silva, 9ºA;Beatriz Oliveira ( 9ºA);Margarida Farinha 9ºA;Lucas Ferreira (9ºF);João Pedro Gomes (9ºF);Simão Silva (9ºF);Miguel Alves (9ºE);Afonso Sousa (9ºE) e Guilherme Lima (9ºE), pelo contributo dado no dia das eleições, na mesa eleitoral e na contagem dos votos.
Belo exemplo de democracia em que as propostas e os representantes são eleitos independentemente da sua lista, mas pelos argumentos e capacidade de liderança.
Teresa Teixeira (coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento)