Palestras com as ONG’s a Educáfrica e Associação Bisturi Humanitário

Nos dias 14 e 17 de junho as turmas do 9º ano, respeitando as normas de contingência, assistiram a duas palestras com duas ONG’s: a Educáfrica e Associação Bisturi Humanitário organizadas pelas disciplinas de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, com a colaboração da técnica de Ação Social, Andreia Teixeira. Estas duas associações atuam nas áreas da educação e saúde. Em ambas foram transmitidas informações bastante importantes sobre como vivem as populações em alguns países africanos, nomeadamente, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Estas palestras vieram complementar os conteúdos abordados em Geografia sobre o IPM (Índice de Pobreza multidimensional), IDH (Índice de Desigualdade de Género) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Em Cidadania e Desenvolvimento os alunos organizaram uma recolha de material escolar e livros para estas associações contribuindo, igualmente, para alcançar estes objetivos. 

Foi uma experiência comovente para quem assistiu que, por norma, dá como adquiridos alguns recursos que, nestes países, são considerados de luxo: o acesso à habitação, à água, à eletricidade, à educação e à saúde. Os testemunhos dados pelas representantes destas associações foram verdadeiramente inspiradores pois, com poucos recursos, conseguem fazer a diferença na vida de uma comunidade e não desistem.  

Todos nos tornamos um bocadinho mais humildes, foi uma honra tê-las cá. 

 

Teresa Teixeira e Olga Carvalho 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk