
No dia 15 de maio, uma centena de alunos das turmas do 9º ano assistiram à palestra da Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento Educafrica, organizada pelas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e EMRC.
Esta organização atua nas áreas da Educação, Saúde Materno-Infantil e Sustentabilidade Ambiental nos países de língua Portuguesa em África, com especial incidência na Guiné-Bissau, um país que está no topo da lista de países com menor índice de desenvolvimento humano do mundo, bem como em Moçambique e São Tomé e Príncipe. A organização trabalha com escolas em Portugal no desenvolvimento de projetos educativos e de competências de cidadania ativa, que depois são implementados nas comunidades desfavorecidas africanas.
O testemunho dado pela presidente da Educafrica, Inês Rodrigues foi verdadeiramente inspirador! Foram transmitidas informações bastante importantes sobre como vivem as populações em países como Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A palestra complementou os conteúdos abordados em Geografia sobre o IPM (Índice de Pobreza multidimensional), IDH (Índice de Desigualdade de Género) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). E em Cidadania e Desenvolvimento e EMRC, no âmbito do domínio do Voluntariado e Solidariedade, tendo os alunos organizado uma campanha de recolha de material escolar para entregar a esta organização contribuindo, igualmente, para alcançar estes objetivos.
Foi uma experiência enriquecedora para quem assistiu que, muitas vezes, dá como garantidos recursos que, nestes países, são considerados de luxo: o acesso à habitação, à água, à eletricidade, à educação e à saúde.
Agradecemos a todos pela participação e colaboração!