“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente!”

“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente!” – Mahatma Gandhi

Tendo presente este pensamento de Mahatma Gandhi, a professora Isabel Pessoa, nas aulas do Apoio Tutorial Específico, coordenou um projeto desenvolvido pelos alunos do Apoio Tutorial Específico, no âmbito da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, inserido na abordagem das temáticas apresentadas pela professora Olga Carvalho, “Desenvolvimento Sustentável” e “Educação Ambiental”. E surgiu uma ideia brilhante! Fazer uma campanha ambiental que sensibilizasse a comunidade escolar e a sociedade em geral para a sua mobilização na ação ambiental, dada a convicção de que as crianças são os grandes motores de mudança e transformação no presente e no futuro! Foram planificadas as várias etapas do projeto, nomeadamente a recolha de vídeo/fotografia das áreas envolventes ao nosso Agrupamento, colocando o enfoque na poluição dos mares e oceanos. Estas imagens teriam de ser suficientemente apelativas e significativas para a mensagem que se queria passar… uma mensagem simples, empática e com paisagens idílicas da nossa terra… seria a combinação perfeita para o desenho desta campanha ambiental. Surgiu, assim, uma articulação com a Escola Básica da Aldeia, através da Coordenadora de Escola, a Professora Carolina Teixeira, que, prontamente, se disponibilizou a mediar o contacto com os docentes e alunos dos diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 1º Ciclo. Numa reunião conjunta, rapidamente se idealizou a tal mensagem simples que os alunos envolvidos iriam transmitir, através das suas vozes. De imediato, fez-se a gravação e o resultado foi surpreendente! Esta campanha ambiental irá ser apresentada e divulgada através de diferentes meios de comunicação social, no Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho.

https://youtu.be/_AuU22QRRpI

A Professora Isabel Pessoa, entretanto, verificou que ainda estava a decorrer a candidatura à 2ª edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, de modo que decidiu aproveitar a oportunidade, formalizando a candidatura, pois o tema deste ano era “Os Oceanos”.

O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania pretende distinguir e reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

O apuramento dos projetos a premiar engloba duas fases:

  1. a) ª fase: durante o período de 1 a 20 de junho de 2022 — votação online, pela comunidade educativa, dos projetos divulgados no sítio eletrónico da DGE (https://premiogandhi.dge.mec.pt) com vista ao apuramento dos 50 projetos finalistas;
  2. b) ª fase: de junho a julho — avaliação, pelo júri, dos 50 projetos finalistas e seleção dos 30 projetos a distinguir com a atribuição do Prémio Gandhi.

O Selo “Escola Gandhi” será atribuído em cerimónia pública, no dia 2 de outubro, com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Não Violência e a memória do nascimento de Mahatma Gandhi.

 

A Professora responsável por esta candidatura apela a toda a comunidade educativa e a todos os cidadãos em geral que votem na candidatura “Campanha Ambiental”. Se lhe for atribuído o Selo “Escola Gandhi”, o vídeo da “Campanha Ambiental” acima revelado será divulgado, através dos vários canais mediáticos que integram as plataformas das diferentes entidades do Ministério da Educação, enquanto recurso e exemplo de boas práticas.

https://premiogandhi.dge.mec.pt

Seria uma grande honra para a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar receber este selo!

Professora responsável: Isabel Pessoa

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk