No dia 16 de outubro as turmas RF4, NA4 e FI4 foram ao Cine Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim.

Assistiram a uma peça teatral baseada no livro “Mariana num mundo igual” da autoria de Narciso Miranda e Mariana Monteiro.

Foi um grande momento de reflexão. Será que vivemos num mundo em que os rapazes e as raparigas são tratados de igual modo? Será que as raparigas podem ser futebolistas sem que ninguém as censure? E os rapazes, será que podem ser dançarinos, sem que que ninguém lhes aponte o dedo?

A Mariana, a personagem principal da história, com a ajuda da magia de um bruxo, consegue regressar à infância e na escola fala com os meninos e meninas e levando-os a perceber que todos somos iguais e podemos fazer as mesmas coisas, quer sejamos raparigas, quer sejamos rapazes.

Depois, os alunos foram convidados a serem embaixadores desta mensagem:

“Somos todos iguais e só assim o mundo será melhor, um mundo em que todos seremos felizes!”

No final, houve ainda um momento para colocação de questões à autora do livro, um momento muito participado, sem dúvida, com perguntas variadas, umas mais diretas ao assunto da igualdade de género mas outras, mais “desviantes”, como não podia deixar de ser e, claro, não faltou a tradicional pergunta “Quantos anos tem?” Afinal, são as crianças… não é verdade?

Ah, durante o espetáculo, alguns alunos das nossas turmas foram convidados a ir ao palco. E isso foi mesmo divertido! “Portei-me bem? Fiz boa figura?” foram algumas das preocupações presentes, não estariam eles num palco?!!!

Um muito obrigado à Câmara Municipal por ter possibilitado este momento.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk