No momento em que as mudanças da adolescência a nível físico, emocional e social começam, as crianças encontram-se num ambiente escolar radicalmente diferente daquele a que estavam habituadas. Para alguns alunos esta mudança marca o começo de uma descida em espiral em relação ao rendimento académico, desistência escolar e outros problemas.
Com a situação atual de Pandemia os finalistas de 4º ano não tiveram oportunidade de se preparar para as mudanças implicadas na transição para o 2º ciclo, conhecendo presencialmente a nova escola, no entanto, poderão minimizar essa lacuna, recorrendo à visita virtual no site do Agrupamento.
Por outro lado, o Serviço de Psicologia e Orientação, com o intuito de os ajudar na gestão desta transição, esclarecendo, informando e prevenindo, abordando temas como Expectativas, Principais Mudanças, Dicas de Estudo, Prevenção de Comportamentos de Risco, Perigos na Internet, Proteção da Intimidade, Bullying, Resolução de Conflitos, Assertividade e Cooperação, dinamizou uma atividade de inclusão escolar “Promover a transição – a minha nova escola é TOP” em todas as turmas do 4º ano do Agrupamento de Escolas.
Susete Araújo, psicóloga