Numa altura em que estamos a completar a primeira semana de aplicação de medidas excecionais de distanciamento social, que vieram alterar profundamente a vida e o trabalho na nossa comunidade educativa, não podia deixar de realçar e enaltecer a forma empenhada como todos, alunos, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais, professores e direção, temos sabido lidar com esta situação, que é inusitada e atípica.
No entanto, distanciamento social não tem de implicar necessariamente isolamento social, muito pelo contrário. Revela-se hoje mais importante do que nunca estarmos atentos a quantos nos rodeiam, para apoiarmos os mais fragilizados na medida das nossas capacidades mas também para exercermos o nosso dever cívico de fazer a pedagogia da sociabilidade, consciencializando os mais incautos ou distraídos para as responsabilidades profiláticas que são comuns, na sua prática como nos seus efeitos.
Desde logo importa cada um continuar a saber estar à altura das exigências e das competências que lhes são atribuídas, procurando confiar e ir ao encontro das orientações que as entidades competentes e fidedignas forem emitindo, local e nacionalmente. É pois fundamental adotar atitudes proactivas e não ficarmos à espera que venham até nós. Estando a partir de hoje decretadas maiores limitações à circulação, será através dos canais indiretos que poderemos fazê-lo, quer através da página de internet do nosso Agrupamento como dos meios das tecnologias de comunicação e informação que, felizmente, hoje estão ao nosso alcance.
Na certeza que é nos momentos de maiores adversidades que somos impelidos à ação e ao progresso, em que o melhor de cada um se revela, em conjunto e em uníssono saberemos congregar esforços para esconjurar os maiores aliados do inimigo comum, invisível e insidioso que enfrentamos, o medo e a inação.
Quando a tempestade passar e regressar a bonança, encontraremos certamente uma escola renovada, não só nas suas paredes e equipamentos mas sobretudo na determinação e élan do seu recurso mais precioso, as pessoas.
Amanhã é outro dia…
Com um forte abraço de amizade e esperança
Ilídio Machado
Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar
19 de março de 2020