Mensagem de boas-vindas 2021/22

By 17 Setembro, 2021Direção

Mensagem apresentada, aos professores e funcionários, em 01.09.2021 e agora replicada, neste retomar das atividades, para todos os alunos e encarregados de educação:

 

Mais um ano se inicia…. Como dissemos, em julho, “Tempus fugit”!

Parece que ainda foi ontem que saímos por estas portas, desejando boas férias e já somos recebidos com votos de “bom ano”!

De facto, o tempo voa! Nós voamos! Nós sonhamos! Nós vivemos!

Ao iniciarmos o ano letivo de 2021/22, é com imensa satisfação que damos as boas-vindas a toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.

Neste Agrupamento, nesta escola, neste espaço, nesta família, nesta casa, nesta comunidade… que é o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, onde cada aluno é único e precioso, iniciamos esta mensagem de boas-vindas com uma pequena nota, em que recordamos, àqueles que são que são a razão de ser das escolas, que o esforço pessoal, a dedicação, o empenho, a persistência e o companheirismo são fatores que contribuem para uma aprendizagem significativa para todos os que pretendem rumar ao sucesso.

Num ambiente de cooperação efetiva entre todos os elementos da comunidade educativa, como preconizado no Projeto Educativo com o mote “Agir no PRESENTE, construir o FUTURO”, o nosso Agrupamento tem dado provas de grande capacidade na preparação dos seus alunos para o sucesso das aprendizagens, com vista à formação de cidadãos plenos e de seres humanos dotados de uma formação integral, em que o saber e o ser se completam, pois, como refere o documento citado, procuramos “apetrechar os nossos alunos com ferramentas para uma integração plena na sociedade”, pois “Queremos ser uma escola reconhecida pela qualidade do serviço que presta, onde todos os alunos aprendam mais e melhor e os docentes coloquem a aprendizagem no centro das suas preocupações.”

Impõe-se, assim, neste retomar de atividades, presenciais, e porque as dúvidas ainda são muitas e os cuidados acrescidos terão que se manter, uma palavra de reconhecimento para os docentes e não docentes que estarão em funções nesta nossa casa, renovada, ao nível da escola-sede, e melhorada nos restantes estabelecimentos. São eles o motor do caminho que vimos, solidamente, trilhando, envolvendo cada vez mais parceiros, pois se queremos “ir mais longe”, não o podemos fazer sozinhos.

Podemos garantir-vos, a todos, aqui incluindo também os pais e encarregados de educação, peças fulcrais deste processo, que encontrarão no Agrupamento todos os meios humanos, físicos e materiais necessários para se tornarem pessoas cada vez mais realizadas, felizes e saudavelmente mais preparadas e comprometidas com o meio.

Para muitos, sobretudo os que estão a chegar ao Agrupamento, pela primeira vez, será um ano que será cheio de novidades, aventuras, descobertas de lugares, pessoas e conhecimento. Desilusões, aqui e ali, pois também fazem parte do processo de crescimento, mas será, certamente, um ano seguro, pois contamos com a colaboração, profissionalismo e empenho de todos para ultrapassar a pandemia que nos vem limitando e condicionando.

Voltar à Escola é, também, voltar a reencontrar velhos e bons amigos, fazer novas amizades… Vamos fazê-lo de forma segura, na certeza de que, aos poucos, teremos condições para ir aliviando as medidas de proteção iniciais, mais restritivas.

Recuperando as palavras de Paulo Freire, usadas no final do ano letivo anterior, e porque vão ingressar numa “escola que é uma família”, sejam todos muito bem-vindos, na certeza de que aqui farão amigos para a vida e aqui serão muito felizes.

Glosando as palavras de um colega diretor, que citou Carla Gonzaga Rabetti, termino referindo que «No caminho das grandes conquistas passamos por grandes desafios e nesse percurso, frequentemente, ficamos frente a frente com as nossas limitações e temos duas opções: desistir ou superar os nossos limites e VENCER!».

Nós somos dos que acreditam e trabalham para vencer. Serão estas as palavras que deverão estar sempre presentes no nosso quotidiano, durante este ano letivo, que começará com a regras do anterior, mas será, acreditamos, um momento de crescimento e felicidade.

Votos de um bom ano, em que se concretizem todos os vossos desejos em termos académicos e pessoais.

Desejamos a toda a comunidade educativa um excelente ano letivo.

Votos do Diretor e colegas da Direção.

Carlos Gomes de Sá

 

Nota: nesta dia 17, dia de receções,  também passamos aos alunos a mensagem que depositamos nas suas mãos uma semente, que precisa de ser cuidada, protegia, regada, trabalho que é coletivo, pois em conjunto (aluno/ família/ escola » comunidade), íamos conseguir que a mesma germinasse e desse frutos.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk