
No dia 14 de março assinala-se um pouco por todo o mundo do Dia de Pi (3,14), uma outra forma de designar o Dia Internacional da Matemática, pelo facto de este ser o dia 14 do terceiro mês do ano (março). Esta será, sem dúvida, uma excelente ocasião para lembrar a importância desta ciência no nosso quotidiano. Claro que, dependendo da atividade que exercemos, poderemos ter maior ou menor necessidade de aplicarmos os nossos conhecimentos neste domínio. Em todas as circunstâncias, todavia, certo é que a aprendizagem da Matemática ajuda a desenvolver o raciocínio e o cálculo mental, bem como a adquirir bons hábitos de trabalho, estimulando a nossa concentração.
A Matemática, efetivamente, é importante por múltiplas razões: ajuda-nos a obter uma visão rigorosa do mundo, treina-nos para a vida prática e ajuda-nos (enquanto alunos, professores e investigadores) nas aprendizagens e no trabalho que desenvolvemos noutras disciplinas. É, assim, verdadeiramente, uma disciplina estruturante. Por isso, também, não devemos correr o risco de deixar a Matemática “para trás”. Aquilo que aprendemos hoje, muito provavelmente, será imprescindível para aquilo que deveremos aprender amanhã. Saibamos reconhecer a beleza da geometria, por exemplo, ou a sensação de satisfação associada à eficácia do cálculo e à resolução de problemas através da Matemática!
Para comemorar o Dia Internacional da Matemática (DIA do PI),além da divulgação de trabalhos selecionados pelos alunos de cada turma, os mesmos irão assistir no dia 17 de março, das 14h30 às 15h 30 a uma palestra dada pelo Dr. António Machiavelo (Centro de Matemática da Universidade Porto), dinamizada pela Universidade do Minho, via ZOOM.
O Subdepartamento de Matemática