Durante o segundo e terceiro período, a turma do 5ºF do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar esteve empenhada a trabalhar nas causas, consequências e possíveis soluções no combate às alterações climáticas, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Oficina de Desenvolvimento Pessoal. O Manifesto que realizaram e partilharam com a comunidade em formato papel e digital valeu-lhes o 3ºPRÉMIO no concurso Escola Missão Continente (500 euros em cartão DÁ).
Mas a turma não se ficou só por aqui. Devido ao seu empenho e preocupação em aprender mais e mais, inscreveram-se nos vários eventos que a Escola Missão Continente foi realizando o que lhes permitiu estar presente no evento do fecho da Edição 2022-2023 do Programa Escola Missão Continente.
Assim, no dia 7 de junho, pelas 9h15, a turma 5ºF, acompanhada pela professora e diretora de turma Rute Ribeiro e pela assistente operacional D.ª Adélia Silva, foi de autocarro desde a escola até à Casa da Música, no Porto. À chegada esperava-nos uma receção calorosa e muito simpática. Sempre preocupados com o nosso bem-estar ofereceram logo um lanche saudável, tiraram-nos imensas fotografias e a nossa Sara Gasiorek ainda foi entrevistada pelo Porto Canal. De seguida, levaram-nos numa visita à Casa da Música, onde ficamos a conhecer a sala Suggia, a sala Roxa, a sala Renascença e a sala Laranja. No final da manhã participamos no espetáculo “O Regresso de Cha Cha Pum”, na sala 2, em que 4 amigos que viajavam por vários continentes, com poucos recursos (4 caixas de madeira e alguns instrumentos musicais) e muita imaginação davam a conhecer novos sons de diferentes países e culturas. De seguida, tínhamos um almoço saudável à nossa espera. De tarde, ofereceram-nos um cantil para decorarmos com vários autocolantes à nossa escolha, a nossa Sara foi outra vez entrevistada, desta vez pela organização da Escola Missão Continente, tiramos mais fotografias e para o nosso regresso a casa deram-nos um saco de pano reutilizável com um lanche saudável e um lápis da Casa da Música.
Por fim, a atitude da turma merece o Prémio de Bom Coração, pois prescindiram do valor ganho em prol de um bem maior. A turma vai oferecer o valor que ganharam em cartão DÁ (500 euros) ao CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) da escola. Além de aprenderem e ajudarem a tornar o mundo melhor também demonstram atitudes de inclusão, respeito e solidariedade. Não podia estar mais orgulhosa dos meus meninos e meninas.
A DT/professora, Rute Ribeiro