Lipor Geração +: Aver-o-Mar é o primeiro agrupamento certificado

Atualização

Lipor continua entrega de novos Certificados Coração Verde, no âmbito do projeto Geração+, desta vez ao JI de Barros, à EB1 de Barros, à EB1 do Fieiro e à EB1 de Agro-Velho, no município da Póvoa de Varzim.

Com a certificação destas quatro escolas o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar é o primeiro agrupamento da Póvoa de Varzim a estar totalmente certificado com o “Coração Verde”!!

Parabéns às escolas, aos seus alunos, professores, funcionários e respetivos encarregados de educação. Está de parabéns toda a comunidade!

As entregas desta segunda fase de certificações aconteceram nas respetivas escolas, na presença de alunos, professores e funcionários, bem como do diretor, Carlos Gomes de Sá, e adjunto, José Carlos Rocha. A entrega foi feita pela vereadora com o pelouro do ambiente, Sílvia Costa, à coordenador de Escola. No caso da EB1 de Fieiro, houve ainda tempo para visitar a Feirinha de Outono, iniciativa dinamizada pela Associação de Pais, em colaboração com a escola.

Alguns registos:

Notícia no site da Lipor: Lipor Geração + Aver-o-Mar

 

Recupera-se a mensagem de 17 de outubro de 2018, quando das primeiras entregas, onde é explicado o  projeto.

Informação de outubro de 2018

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar viu cinco das suas escolas ser distinguidas com o certificado “Coração Verde”, os primeiros a serem entregues a instituições de ensino no concelho da Póvoa de Varzim.

A cerimónia, que decorreu nas escolas de Refojos, Aldeia, Teso, Navais e Aver-o-Mar, no dia 16 de outubro, contou com a presença dos técnicos da Lipor, Sandra e Miguel, tendo representado a autarquia a vereadora com o pelouro do ambiente, Sílvia Costa. Em representação do Agrupamento esteve o diretor e adjunto para o 1º ciclo, respetivamente Carlos Sá e José Carlos Rocha.

A cerimónia aconteceu em cada uma das escolas indicadas, com início na EB de Refojos, Aver-o-Mar, tendo a distinção sido entregue pela vereadora à coordenadora de escola, professora Isabel Nascimento, em representação de todos os professores, bem como à aluna mais nova da Escola, em representação dos alunos, e a uma das funcionárias do estabelecimento, uma vez que os assistentes operacionais são uma das peças chave deste projeto.

Esta representação foi o mote nas restantes escolas, aqui se referindo a sua coordenação, no caso EB JI de Aldeia,  Aguçadoura, coordenada este ano pela professora Carolina Teixeira, onde a entrega aconteceu pelas 10.30h, na presença de todos os alunos, situação comum a todas as escolas. Na EB JI de Teso, Estela,  o galardão foi entregue pelas 11.30h, havendo na entrada dessa escola, coordenada pela professora Carina Monte, um quadro alusivo ao momento, elaborado pelos alunos e professores da escola. Da parte de tarde foi distinguida a EB JI de Navais, coordenada pela professora Clarinda Costa, encerrando a sessão, pelas 15.30, na sede do Agrupamento, perante uma plateia com alunos do 5º. 6º, 8º e 9º anos, simbolizando a transversalidade do projeto.

Aliás, esse foi o repto lançado, quer pela autarquia, através da senhora vereadora, ela que fez o seu percurso escolar neste Agrupamento, ganhando, como tal a entrega desta distinção um cunho ainda mais especial, quer pelo diretor, o que já havia sido feito pela Lipor: tornar o projeto ainda mais abrangente, levá-lo da escola para casa, para a comunidade, onde esta política de gestão de resíduos, numa lógica de cidadania responsável e proteção do ambiente, deverá ser continuada.

Em marcha está o processo de certificação das restantes escolas do Agrupamento, que espera ser a terceira instituição de ensino da área de influência da Lipor a ver todas as Escolas certificadas em termos de gestão de resíduos, um dos objetivos do projeto.

Genericamente, podemos dizer que o Lipor Geração+ é uma oferta facilitadora de práticas, que suportam a melhoria no desempenho ambiental das instituições e a consciencialização dos impactos ambientais na sociedade e na economia, promovendo uma otimização dos recursos humanos e materiais, afetos aos processos de gestão ambiental, abarcando Associações Instituições Sociais ou educativas Agrupamentos Escolares Instituições de Ensino Superior.

Em total sinergia com o plano estratégico da organização onde é implementado, este programa assume-se claramente como uma ferramenta de intervenção em duas grandes áreas:

  1. Prevenção e resíduos urbanos;
  2. Educação para o desenvolvimento sustentável.

Tendo como objetivo primordial criar uma oferta educativa que promova o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, capazes de alimentar o crescimento e a consolidação de processos ambientalmente responsáveis e sustentáveis, o projeto assenta em 4 fases, a saber:

  1. Diagnóstico Intervenção: Analisar e reconhecer o comportamento ambiental da instituição, no sentido de estabelecer critérios de melhoria e correção.
  2. Estratégia de intervenção: Dotação da instituição de práticas, meios e metodologias que assegurem responder às necessidades identificadas.
  3. Certificação: Valorização, reconhecimento e consolidação das práticas e conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento do projeto.
  4. Gestão da certificação: Garantir a autonomia e manutenção dos comportamentos ambientalmente

O projeto iniciou-se em 2016/17, com a sua apresentação na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, tendo o Agrupamento, de imediato, feito a sua inscrição no programa. Em dezembro de 2016 realizaram-se as primeiras visitas para o diagnóstico inicial, seguindo-se inúmeras ações de sensibilização, para alunos, funcionários e professores, com reflexo na comunidade me que as escolas estão inseridas.

A certificação agora entregue é válida por dois anos, havendo já outros projetos em curso, resultado desta ação de entrega dos Corações Verdes, como seja a dinamização, já este ano letivo, de projetos articulados visando a limpeza das praias, não estivéssemos nós no Agrupamento de Aver-o-Mar.

 

Mais informações sobre o projeto:

Lipor Geração +

 

Alguns registos fotográficos:

Navais

Aldeia

Refojos

Vereadora do ambiente entregando primeiro certificado, em Refojos

EB de Refojos

EB JI de Aldeia

EB JI de Teso

EB JI de Navais

Teso

Receção, na EBJI de Teso

Teso

Entrega do Diploma em Teso, Estela

Eb de Aver-o-Mar

Sede do Agrupamento

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk