
Atualização
Lipor continua entrega de novos Certificados Coração Verde, no âmbito do projeto Geração+, desta vez ao JI de Barros, à EB1 de Barros, à EB1 do Fieiro e à EB1 de Agro-Velho, no município da Póvoa de Varzim.
Com a certificação destas quatro escolas o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar é o primeiro agrupamento da Póvoa de Varzim a estar totalmente certificado com o “Coração Verde”!!
Parabéns às escolas, aos seus alunos, professores, funcionários e respetivos encarregados de educação. Está de parabéns toda a comunidade!
As entregas desta segunda fase de certificações aconteceram nas respetivas escolas, na presença de alunos, professores e funcionários, bem como do diretor, Carlos Gomes de Sá, e adjunto, José Carlos Rocha. A entrega foi feita pela vereadora com o pelouro do ambiente, Sílvia Costa, à coordenador de Escola. No caso da EB1 de Fieiro, houve ainda tempo para visitar a Feirinha de Outono, iniciativa dinamizada pela Associação de Pais, em colaboração com a escola.
Alguns registos:
Notícia no site da Lipor: Lipor Geração + Aver-o-Mar
Recupera-se a mensagem de 17 de outubro de 2018, quando das primeiras entregas, onde é explicado o projeto.
Informação de outubro de 2018
O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar viu cinco das suas escolas ser distinguidas com o certificado “Coração Verde”, os primeiros a serem entregues a instituições de ensino no concelho da Póvoa de Varzim.
A cerimónia, que decorreu nas escolas de Refojos, Aldeia, Teso, Navais e Aver-o-Mar, no dia 16 de outubro, contou com a presença dos técnicos da Lipor, Sandra e Miguel, tendo representado a autarquia a vereadora com o pelouro do ambiente, Sílvia Costa. Em representação do Agrupamento esteve o diretor e adjunto para o 1º ciclo, respetivamente Carlos Sá e José Carlos Rocha.
A cerimónia aconteceu em cada uma das escolas indicadas, com início na EB de Refojos, Aver-o-Mar, tendo a distinção sido entregue pela vereadora à coordenadora de escola, professora Isabel Nascimento, em representação de todos os professores, bem como à aluna mais nova da Escola, em representação dos alunos, e a uma das funcionárias do estabelecimento, uma vez que os assistentes operacionais são uma das peças chave deste projeto.
Esta representação foi o mote nas restantes escolas, aqui se referindo a sua coordenação, no caso EB JI de Aldeia, Aguçadoura, coordenada este ano pela professora Carolina Teixeira, onde a entrega aconteceu pelas 10.30h, na presença de todos os alunos, situação comum a todas as escolas. Na EB JI de Teso, Estela, o galardão foi entregue pelas 11.30h, havendo na entrada dessa escola, coordenada pela professora Carina Monte, um quadro alusivo ao momento, elaborado pelos alunos e professores da escola. Da parte de tarde foi distinguida a EB JI de Navais, coordenada pela professora Clarinda Costa, encerrando a sessão, pelas 15.30, na sede do Agrupamento, perante uma plateia com alunos do 5º. 6º, 8º e 9º anos, simbolizando a transversalidade do projeto.
Aliás, esse foi o repto lançado, quer pela autarquia, através da senhora vereadora, ela que fez o seu percurso escolar neste Agrupamento, ganhando, como tal a entrega desta distinção um cunho ainda mais especial, quer pelo diretor, o que já havia sido feito pela Lipor: tornar o projeto ainda mais abrangente, levá-lo da escola para casa, para a comunidade, onde esta política de gestão de resíduos, numa lógica de cidadania responsável e proteção do ambiente, deverá ser continuada.
Em marcha está o processo de certificação das restantes escolas do Agrupamento, que espera ser a terceira instituição de ensino da área de influência da Lipor a ver todas as Escolas certificadas em termos de gestão de resíduos, um dos objetivos do projeto.
Genericamente, podemos dizer que o Lipor Geração+ é uma oferta facilitadora de práticas, que suportam a melhoria no desempenho ambiental das instituições e a consciencialização dos impactos ambientais na sociedade e na economia, promovendo uma otimização dos recursos humanos e materiais, afetos aos processos de gestão ambiental, abarcando Associações Instituições Sociais ou educativas Agrupamentos Escolares Instituições de Ensino Superior.
Em total sinergia com o plano estratégico da organização onde é implementado, este programa assume-se claramente como uma ferramenta de intervenção em duas grandes áreas:
- Prevenção e resíduos urbanos;
- Educação para o desenvolvimento sustentável.
Tendo como objetivo primordial criar uma oferta educativa que promova o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, capazes de alimentar o crescimento e a consolidação de processos ambientalmente responsáveis e sustentáveis, o projeto assenta em 4 fases, a saber:
- Diagnóstico Intervenção: Analisar e reconhecer o comportamento ambiental da instituição, no sentido de estabelecer critérios de melhoria e correção.
- Estratégia de intervenção: Dotação da instituição de práticas, meios e metodologias que assegurem responder às necessidades identificadas.
- Certificação: Valorização, reconhecimento e consolidação das práticas e conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento do projeto.
- Gestão da certificação: Garantir a autonomia e manutenção dos comportamentos ambientalmente
O projeto iniciou-se em 2016/17, com a sua apresentação na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, tendo o Agrupamento, de imediato, feito a sua inscrição no programa. Em dezembro de 2016 realizaram-se as primeiras visitas para o diagnóstico inicial, seguindo-se inúmeras ações de sensibilização, para alunos, funcionários e professores, com reflexo na comunidade me que as escolas estão inseridas.
A certificação agora entregue é válida por dois anos, havendo já outros projetos em curso, resultado desta ação de entrega dos Corações Verdes, como seja a dinamização, já este ano letivo, de projetos articulados visando a limpeza das praias, não estivéssemos nós no Agrupamento de Aver-o-Mar.
Mais informações sobre o projeto:
Alguns registos fotográficos: