Laço Azul: pelos direitos da criança e pelo autismo

No dia 13 de março,  a EB de Aver-o-Mar, em colaboração com a CPCJ da Póvoa de Varzim, associou-se à campanha “Laço Azul” criando um laço azul humano, no espaço interior do edifício escolar,  envolvendo elementos de toda a comunidade escolar deste agrupamento.

Estiveram presentes, para além de alunos, professores e funcionários da escola, a comissão restrita da CPCJ da Póvoa de Varzim e a PSP -Escola Segura, relembrando-se, ao longo deste mês e nas salas de aula, a importância da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Para conhecer melhor os direitos da criança entrar no site oficial da Comissão Nacional de Promoção dos direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

“Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos. As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.

O azul é também a cor associada ao Autismo, pretendendo o Agrupamento, com a divulgação destas imagens no dia de hoje, 2 de abril, assinalar, simbolicamente, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Ainda nesta âmbito, será realizada uma caminhada solidária, Pelo Autismo e Pelas doenças raras”, no próximo sábado, dia 6 de abril, pelas 9.30h, conforme destaque que poderá encontrar nesta página.

Regista-se, por último, que à semelhança do que vem acontecendo dos últimos anos, o Município da Póvoa de Varzim se associou à Federação Portuguesa de Autismo na Campanha Mundial Acendam a Luz Azul (Light it up blue).

No âmbito desta campanha, todos os edifícios, monumentos e casas vão acender-se de azul no dia 2 de abril para chamar a atenção para o autismo. Na Póvoa de Varzim, será o Monumento a Cego do Maio que estará iluminado de azul.

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, desde 2008, e desde então, vários edifícios em todo o mundo se têm iluminado de azul.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk