
No dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos, decretado em 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A sua génese remonta a 1992, na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, designada Rio+20, que se realizou no Rio de Janeiro. Esta conferência contou com a participação de chefes de Estado e de Governo de 188 nações que reiteraram os compromissos com o Desenvolvimento Sustentável do planeta.
Cientes desta problemática e numa perspetiva de sensibilização, aproveitando o ensejo da comemoração desta data, as Escolas do Agrupamento de Aver-o-Mar organizaram, na escola-sede, uma exposição conjunta com os trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar ao 3º ciclo, cognominada “Juntos pelo Oceano”.
Aqui, o visitante é convidado a entrar por entre redes de pesca, como se do oceano se tratasse, e observar a imensidão de plástico que, infelizmente, se encontra a navegar. Podem visualizar mais de uma centena de animais e monstros marinhos construídos com materiais reutilizados e percecionar o efeito da acumulação do plástico no oceano.
A exposição é o culminar das várias iniciativas realizadas em prol da sustentabilidade no âmbito do projeto “Escola Azul”, que tem como principal objetivo formar jovens com maior literacia do oceano. Destacam-se, neste âmbito, a ação de limpeza de praia e zonas dunares por parte de alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, que envolveu cerca de 500 participantes e onde foram recolhidos 217 kg de lixo; participação em atividades em parceria com a LIPOR e com a LPN; palestras; diversas campanhas de sensibilização para a promoção de comportamentos sustentáveis, dinamizadas pelos alunos; participação em vários concursos no âmbito do Desenvolvimento Sustentável e desenvolvimento de projetos para integrar a iniciativa “A Maior Lição do Mundo”, promovida pelo Comité Português para a UNICEF e a Direção-Geral da Educação e ainda participação em concursos.
Ao longo do ano letivo as Escolas do Agrupamento Aver-o-Mar uniram esforços e trabalharam em conjunto na sensibilização da comunidade local para o facto de existir um dever individual e coletivo na preservação dos oceanos.
Professora Graça Pinheiro