
Na manhã do dia 20 de julho, entre as 9 e as 12 horas da manhã, decorreram no AE de Aver-o-Mar as primeiras Jornadas Erasmus+, promovidas pela equipa Erasmus+ do Agrupamento, tendo sido moderadora a coordenadora dos projetos Marta Antunes.
Com um programa enriquecedor, a manhã tornou-se um espaço de conversa e partilha de várias experiências no programa Erasmus+ sendo que, para este efeito, valeu o contributo de algumas escolas do concelho da Póvoa de Varzim, o CFAE Póvoa de Varzim/Vila do Conde e a opinião de professores e alunos envolvidos em várias Ações-Chave do programa.
O seminário iniciou-se com a intervenção da subdiretora do Agrupamento, Helena Costa que, além de reconhecer a importância dos projetos Erasmus+ na dinâmica das escolas focou, igualmente, os desafios que se colocam no âmbito da gestão dos recursos humanos envolvidos nos mesmos.
O presidente da CAFAE Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Luís Fernandes, dirigiu a sua intervenção para a importância dos projetos Erasmus+ na formação de professores. Durante a sua intervenção, divulgou o projeto Erasmus+ a iniciar este ano, Continue Up, que envolve o centro e a School Education Gateway, entre outros parceiros, e cujo foco é a intervenção na formação inicial e contínua dos docentes. O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar será um dos parceiros associados deste projeto inovador na área da formação.
Em termos concelhios, estiveram presentes a Escola Secundária Rocha Peixoto, o Agrupamento de Escolas Cego do Maio e Agrupamento de Escolas de Rates, respetivamente pela voz de Albina Maia, Ana Cristina Ribeiro e Anabela Aguiar, que partilharam os seus projetos, potencialidades, constrangimentos e desafios, no âmbito das Ações-Chave 1 e 2 do programa Erasmus+.
Após um breve intervalo, a equipa Erasmus+ de Aver-O-Mar interveio apresentando os resultados do projeto Erasmus+ “Teaching and Learning Towards an Inclusive, Digital and Sustainable World”. Fátima Morais representou a visão docente desta experiência de trabalho, enquanto a técnica de Ação Social Andreia Teixeira o olhar social, daqueles que participaram nas mobilidades, em regime de jobshadowing, em três momentos distintos, a saber, Turquia, Eslovénia e Itália. Através da sua intervenção foi possível aos presentes compreender melhor em que consiste este tipo de mobilidade, as vantagens profissionais que oferece, bem como a sua vivência nas escolas dos países que os acolheram. Destacaram as boas práticas observadas em sala de aula, as práticas e respostas no domínio social, cultural, digital e ambiental que se desenvolvem nas instituições parceiras, os laços que se promoveram entre profissionais, as questões relacionadas com a comunicação, e outras. Esta foi uma realidade de formação que aconteceu pela primeira vez no AE Aver-O-Mar mas que se deseja possa voltar a acontecer envolvendo mais pessoal docente e não docente.
Chegado foi ao momento de dar voz os alunos, e professores acompanhantes, sobre a experiência e o impacto que estes projetos tiveram nas suas vidas pessoais e académicas. Todos foram unânimes em como será uma memória para a vida: porque viajaram para o estrangeiro pela primeira vez, estabeleceram laços de amizade novos, saíram da sua zona de conforto, aplicaram conhecimentos académicos como a comunicação em língua inglesa, aprenderam sobre novas culturas, hábitos e costumes. Foi, certamente, um momento alto desta manhã de partilha de boas práticas.
Por fim, foi apresentada a visão que os parceiros têm sobre o nosso Agrupamento, como anfitrião, o trabalho desenvolvido em parceria e as aprendizagens realizadas. Por meio de gravações de testemunhos, professores e alunos parceiros deixaram o seu olhar sobre Aver-O-Mar. Ficamos felizes por saber que se sentem satisfeitos e realizados com a receção e os programas pedagógicos e culturais que vivenciaram no nosso país, ou seja, na nossa escola.
As jornadas finalizaram com a intervenção do Presidente da Associação de Pais, Carlos Pinheiro, que congratulou a iniciativa do AE em participar neste programa europeu, o presidente do Conselho Geral do agrupamento que destacou a mais valia que os projetos representam para o desenvolvimento académico dos alunos, bem como para o seu crescimento pessoal enquanto cidadãos de uma Europa global, e ainda para a atualização profissional do pessoal docente e técnico; por último, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr Luís Diamantino, congratulou o Agrupamento pela iniciativa de organizar estas jornadas, pela sua ação em prol da internacionalização das práticas educativas e pelo empenho dos seus profissionais; destacou do mesmo modo os Agrupamentos presentes pelo trabalho desenvolvido, realçando o impacto que a sua ação tem nos alunos, na escola e na comunidade em geral.
Esta foi certamente uma manhã profícua, alargada à comunidade concelhia, que potenciou a disseminação de práticas inovadoras, de dinâmicas de nível europeu cujo objetivo principal é melhorar o ensino e a aprendizagem do concelho da Póvoa de Varzim.
Nota: se aceder ao site na versão inglesa, poderá aí encontrar esta publicação em inglês
O grupo Erasmus+ do AE Aver-O-Mar