
No momento em que a Escola portuguesa continua a investir em importantes mudanças no sistema educativo, de forma a conseguir uma verdadeira inclusão para todos os alunos, professores da Escola Básica de Aver-O-Mar participam no 3º encontro transnacional do projeto Erasmus+ i.d.e.a. -Together We Can, em Montorio Romano, Itália, com o objetivo de observar e participar em sessões práticas de trabalho sobre o sistema inclusivo italiano.
De 27 a 31 de maio, e de acordo com um programa de trabalho exaustivo, os professores puderam refletir sobre a evolução do sistema educativo italiano, muito semelhante ao português, perceber a importância das emoções e dos valores de cidadania associados ao conceito de inclusão.
Das várias experiências destaca -se a sessão “Meeting the emotions – The inclusive education in Italy and the psychological variables in the good practices”, por Maria Teodolinda Saturno, professora universitária em Roma e especialista em educação inclusiva de crianças surdas e com dificuldades de aprendizagem; a visita ao Instituto e Escola Estatal para Surdos de Roma, com explicação detalhada das suas práticas de inclusão e inovação pedagógica na área – uma escola inclusiva que “convida” os alunos regulares a estudarem com alunos com deficiência auditiva; a grande envolvência de toda uma comunidade educativa, num projeto comum e único de construir uma escola aberta a todos e para todos; um exemplo onde foi necessário trabalhar no sentido das reformas serem para a verdadeira inclusão. Sendo uma escola só para surdos, criaram-se turmas mistas com alunos ouvintes e surdos onde todos comunicam com recurso à linguagem gestual e as aprendizagens são desenvolvidas em moldes muito semelhantes! Mas a inclusão não se limita ao ensino básico e secundário, uma vez que já há boas práticas de inclusão no ensino superior, como tivemos oportunidade de ouvir no diálogo informal com a Reitora da Universidade Roma 3.
Este 3º encontro concorreu, mais uma vez, para uma aprendizagem in loco, mas também para a reflexão, divulgação e aplicação de práticas que, certamente, virão a encurtar o caminho, que a Escola de Aver-o-Mar faz, no sentido de a tornar cada vez mais inclusiva!