
A 5 de outubro comemora-se a Implantação da República em Portugal.
Antes de termos um Presidente da República, vivíamos num regime monárquico em que reis e rainhas governaram o país durante centenas de anos.
O povo português insatisfeito com o regime monárquico apoiou o Partido Republicano, que prometia alterar a situação que se vivia em Portugal.
No dia 3 de outubro de 1910 um grupo de 200 pessoas reuniu-se em Lisboa na zona que é hoje conhecida como a Praça do Marquês de Pombal e iniciaram uma revolta que terminou dois dias depois. Os portugueses já tinham tentado uma revolta no dia 31 de janeiro de 1891, mas sem sucesso!
Apesar de muitos acreditarem que seria mais uma tentativa de golpe falhada, a verdade é que acabou por ser bem-sucedida.
Assim, às 9h00 da manhã do dia 5 de outubro, foi proclamada a República a partir da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa.
Depois da implantação, foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga e o primeiro Presidente da República, eleito a 24 de agosto de 1911, foi Manuel de Arriaga.
Na imagem da notícia: José Relvas proclama a República da varanda da Câmara Municipal
Se quiseres saber mais sobre este assunto, segue o “link” e visita o blog do Departamento de Ciências Sociais e Humanas:
https://a-descoberta-das-ciencias-sociais-e-humanas.webnode.pt/implantacao-da-republica/