I Concurso Literário Biblioteca Dr Anselmo de Castro

By 24 Fevereiro, 2019Destaques, Direção

Realizou-se ao final da tarde de 6ª feira, dia 22, a cerimónia de entrega de prémios do I Concurso Literário Biblioteca Dr Anselmo de Castro, em Navais. Esta cerimónia teve na presença do Dr Francisco Pinto Balsemão, detentor do grupo de comunicação social associado ao Expresso e à SIC, tendo ainda contado com a intervenção do diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá, da professora Fátima Gonçalves, na qualidade de anfitriã, de Eduardo Castro, filho do homenageado e que dá nome ao espaço onde decorreu a sessão. Encerrou o encontro o presidente da Câmara, eng. Aires Pereira.

Aberta a sessão, por Cláudia Gonçalves, uma ex-aluna do Agrupamento e atualmente estudante de jornalismo em Coimbra, Carlos Gomes de Sá começou por felicitar a organização, o júri e todos os alunos participantes, bem como os familiares que se envolveram no projeto. Destacou, ainda, a importância destas iniciativas na construção do percurso dos alunos, bem como a sua relevância para a preservação de uma memoria coletiva, um dos objetivos do concurso. Terminou oferecendo dois livros para a biblioteca, em linha com o repto que deixou aos alunos presentes: ouvir os mais velhos e registar as suas histórias, as suas memórias, as suas vivências, desafiando os presentes para a leitura e para a escrita.

Seguiu-se a intervenção do fundador do Expresso e da SIC, que analisou a atualidade da escrita e a sua presença através das novas tecnologias. Discorrendo sobre a importância da leitura, valorizou a possibilidade das releituras e das descobertas que isso permite, do nove sentido de palavras que numa primeira análise até nem valorizamos,  cruzando tal com as fake news e  importância de uma leitura abrangente, instruída e sustentada para percebermos o mundo em que vivemos e evitar uma série barbaridades, como hoje assistimos um pouco em tudo mundo, difundidas à custa das novas tecnologias. Este palestrante  terminou felicitando a organização e os participantes no concurso.

No encerramento da cerimónia  usou da palavra o presidente da Câmara, eng. Aires Pereira, que elogiou a iniciativa, isto numa semana em que decorre o evento do Correntes d’ Escritas. Assumindo o compromisso de, na edição do próximo ano, uma das mesas das Correntes ser realizada naquele espaço, conforme articulação já assumida com o Dr Luís Diamantino, este acontecimento será assim o reconhecimento do trabalho que está ser feito em Navais, para a promoção da leitura, indo também ao encontro de um repto do diretor do Agrupamento, que perspetivou, dada a altura em que o evento se realiza (a 24 de fevereiro assinala-se uma ano da baertua da biblioteca Dr Anselmo de Castro) a possibilidade de ligação do mesmo ao Correntes d´Escritas. Respondido foi também o desafio de Maria de Fátima Gonçalves, responsável pela biblioteca, sediada no espaço da Junta de Freguesia de Navais, porquanto enumerou o primeiro ano de atividade e solicitou a colaboração da autarquia para que o horário do espaço possa ser mais alargado, no futuro, situação que o edil ficou de analisar.

Destaca-se ainda a intervenção de Eduardo Castro, filho do o Dr. Artur Anselmo, ela que foi segundo sobrinho do Abade de Navais, Abade Ribeiro de Castro,  tendo sido Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, entre 1905 e 1908”. Anselmo de Castro estudou no Liceu da Póvoa e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, em 1931. Foi advogado em Coimbra, onde, em 1959, deu aulas de Direito Processual. A 13 de dezembro de 1982 é doutorado Honoris Causa. Depois de ver o seu nome dado à biblioteca da terra e de ter o mesmo associado a um concurso literário, que promove os valores da terra, entende o atual vice-reitor da Universidade de Aveiro, a família só pode estar grata pelo reconhecimento, referiu.

Se é certo que o importante foi participar, não é mesmo importante referir os vencedores desta primeira edição:

1º ciclo – David Pinheiro Carvalho; 2º ciclo – Margarida Sobral; 3º ciclo – Mafalda Azevedo

Consultar fotos no link abaixo, do jornal Mais Semanário

Fotos: maissemanario – José Alberto Nogueira

Informação adicional (texto e fotos) presente em blog biblioteca

 

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk