Exercício público de sensibilização para o risco sísmico “a terra treme”

O nosso Agrupamento inscreveu-se na iniciativa “A Terra Treme” promovida pela Autoridade  Nacional de Proteção Civil (ANPC), a qual conta também com o envolvimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Existe um conjunto de informação,  disponibilizada no site http://www.aterratreme.pt/, que pode contribuir para uma participação ativa e consciente neste exercício cívico.

O exercício nacional A TERRA TREME realiza-se no próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!”

 

Junto alguns links que serão úteis na preparação da atividade (devem ser vistos e analisados e serão disponibilizados na página do Agrupamento)

  • vídeo “A Terra Treme 2018”

https://www.youtube.com/watch?v=-qnkbIU6z2k

  • vídeo “Tinoni e Companhia – Sismos”

https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=LoMIGHFCUio

  • site júnior

http://www.aterratreme.pt/infantil/

 

Luís Almeida, coordenador CSPC

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk