
Excerto da candidatura:
A EB de Aver-o-Mar, desde sempre, desenvolveu projetos de sensibilização da comunidade escolar para alterações comportamentais na utilização dos recursos energéticos, no sentido de valorizar a mobilidade sustentável e a sustentabilidade, associando-se também a práticas de preservação ambiental de índole diversa.
Registamos, em 2021/22, a atribuição do Prémio Energy-Up, valor investido em equipamentos, no sentido de melhorar os recursos disponibilizados para estas áreas, tendo-se avançado para a construção de uma estação meteorológica, inicialmente focada no apoio à estufa existente na escola, mas também pensada para informar a comunidade local.
(…) avançamos para a disponibilização, à comunidade, com destaque para aos agricultores locais, de dados reais ao do nível de temperatura, humidade, luminosidade e vento. Estas informação, disponibilizada na página do Agrupamento, permitirá, ainda, a utilização destes dados pelos alunos do 2º e 3º ciclos, e mesmo do 1º ciclo, desde logo em disciplinas como EM, Geog, CN, FQ, Mat, TIC e CD.
O projeto, com potencial de crescimento e ligação de novos sensores, respondendo a desafios e ao crescente envolvimento dos alunos, contempla a instalação, em salas de aula, de sensores de monitorização da temperatura e qualidade da luminosidade para redução do consumo energético, tendo sempre, a preocupação o aproveitamento da luz solar e baixar/desligar o aquecimento.
A medida iniciou-se com uma sala de teste, no bloco B, aferindo-se indicadores de utilização: a título de exemplo, se a sala estiver bem iluminada, o sensor sugere desligar a luz artificial e se estiver dentro do intervalo de conforto térmico para humanos, sugere baixar a intensidade ou desligar o aquecimento; se estiver fora, vai ligar, apenas pelo tempo necessário para voltar ao intervalo de conforto térmico.
Este procedimento, pretende-se, será alargado a todos os blocos (fase II) e num momento posterior, a todas as salas (fase III), almejando-se, no horizonte de 3 anos, ter sensores instalados em todos os espaços escolares.
Visto um número elevado dos nossos alunos se deslocarem de bicicleta para a escola, aproveitando, desde logo, a orografia de terrenos envolvente, estão a desenvolver-se, através do Clube de Robótica, “kits elétricos para bicicletas”, no sentido de ajudar os alunos com percursos mais longos (muitos alunos residem a mais de 3 km da escola).
O projeto, depois da sua aplicação em bicicletas (este ano letivo), pretende, no próximo ano, estender-se a um kart a pedais, integrante do projeto de “Escola de Referência para a Educação Rodoviária”, em aplicação no Agrupamento
O Prémio Energy Up é uma competição promovida pela Fundação Galp e pela Galp Solar, com o apoio dos seus parceiros institucionais APA, ADENE, DGEGeDGE e que tem como objetivo premiar projetos escolares nas áreas do consumo mais eficiente de energia ou da mobilidade sustentável.
Este ano letivo, voltamos a convidar as escolas a abordarem o tema da transição energética, implementando projetos com impacto na sociedade, no âmbito do consumo eficiente de energia, e que desafiem os seus alunos a ser parte ativa desta missão, pelo que iremos distinguir as escolas de Portugal (Continente e Ilhas) que têm investido na sustentabilidade energética da comunidade escolar.
O Grande Prémio será a instalação de painéis solares até 20.000€ na escola vencedora. Será ainda atribuído um prémio de melhor projeto, por nível de escolaridade (1º CEB; 2º/3º CEB; Ensino Secundário/Profissional) no valor de 1.000€.
Prémio Energy Up (fundacaogalp.com)
Prémio de 2022 (site da GALP e vídeo de apresentação):
Vencedores Prémio Energy Up (fundacaogalp.com)