Escola viva: ciência em movimento – VIDEO

Decorreu, durante todo dia de 4ª feira, 11 de abril, na escola-sede do Agrupamento, a atividade Escola Viva: ciência em movimento.

Esta iniciativa, que se vem repetindo ano após ano, permite aos aluno do 4º ano das escolas do agrupamento contactar com a escola que, em princípio, frequentarão no próximo ano letivo.

A vinda dos alunos do 4º ano à escola-sede é já uma “imagem de marca” do Plano Anual de Atividades, que tem vindo a ser melhorada e alargada ano após ano, daí que nesta fase os alunos 148 finalistas do 1º ciclo  estejam todo dia na Escola Básica de Aver-o-Mar, pois acedem, tal como os colegas, ao serviço da cantina, o que também se constitui como uma aprendizagem (utilização do cartão multifunções SIGE).

Acompanhados pelos professores titulares de turma, os alunos, depois de conhecerem o sistema de controlo de entradas existente ao nível da portaria,  foram recebidos pela direção e, depois, ao longo de todo dia, realizaram um conjunto de atividades, abarcando todas as áreas do currículo. Assim,  divididos em grupos de 15 alunos e orientados pelos colegas mais velhos, seus futuros pares, os discentes desenvolveram atividades ligadas às artes, à matemática, ao desporto, à geografia,  à história, à religião, às ciências experimentais, bem como à área da comunicação. Destaque, ainda, para um espaço destinado à segurança rodoviária, ligado, ainda, e em função das condições climatéricas, a jogos tradicionais, neste caso, e pela primeira vez, numa iniciativa dos assistentes operacionais.

Por último, destacamos a utilização do autocarro por este alunos, que, preparando já a sua entrada no 5º ano, aprendem as normas de utilização do transporte escolar, apanhando o autocarro nas paragens e horários usuais, para além de conhecerem dinâmicas associadas à utilização do passe escolar.

Aqui fica o registo deste dia memórável:

Até setembro!

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk