
Atualização em 03.06.2019, com texto da aluna Alícia Lourenço, da EB de Barros:
Na sexta-feira, dia 26 de abril de 2019, eu e os meus amigos fomos visitar a escola de Aver-o-Mar. Para começar, fomos para a paragem de autocarro. Ele atrasou-se, mas nós não nos importámos.
Ao chegarmos lá, fomos experimentar uma aula de Educação Física e lá fizemos uma maratona de BTT e andámos de carro com pedais. Quando o tempo tinha acabado, rapidamente chegámos a uma sala onde montámos um corpo humano, aprendemos a como socorrer uma pessoa, vimos um vulcão em erupção e fizemos um puzzle.
De seguida, fomos ao laboratório de Física, onde fizemos uma experiência com ímanes, uma experiência com um balão e muito mais… Ao terminarmos o laboratório, fomos para a sala de Artes, onde fizemos um brinquedo.
Eis que fomos para o auditório ver um vídeo e ouvir o Diretor do nosso Agrupamento. Quando acabou, fomos almoçar. A comida estava deliciosa e soube-me pela vida!
Além disso, fomos ao Clube de História, onde brincámos com jogos, lemos livros e pintámos desenhos. Seguidamente, fomos ao GAMA e lá fizemos várias bandeiras da Europa e uma rosa-dos-ventos.
Finalmente, fomos à rádio (Clube de Comunicação) e, como nós nos tínhamos portado bem, pudemos jogar matraquilhos.
Chegou a hora de regressar. Quando chegámos à escola, nós brincámos e eu pensei no que tinha gostado mais e disse para mim: “Gostei de tudo, porque tudo foi muito fixe e divertido”! E aquele foi o melhor dia da minha vida na Escola de Aver-o-Mar.
Trabalho realizado por: Alícia Lourenço; Turma: BA4A; PTT: Lara Faria
Texto anterior:
A iniciativa “Escola Viva – Ciência em Movimento”, que se vem repetindo ano após ano, permite aos aluno do 4.º ano das escolas do agrupamento contactar com a escola que, em princípio, frequentarão no próximo ano letivo.
A vinda dos alunos do 4.º ano à escola-sede, este ano acontecida no início do 3º período, a 26 de abril, é já uma “imagem de marca” do Plano Anual de Atividades, que tem vindo a ser melhorada e alargada ano após ano, daí que nesta fase os alunos finalistas do 1.º ciclo (149) estejam todo dia na Escola Básica de Aver-o-Mar, pois acedem, tal como os colegas, ao serviço da cantina, o que também se constitui como uma aprendizagem (utilização do cartão multifunções SIGE).
Acompanhados pelos professores titulares de turma, os alunos, depois de conhecerem o sistema de controlo de entradas existente ao nível da portaria, realizam ao longo de todo o dia um conjunto de atividades, abarcando todas as áreas do currículo. Assim, orientados pelos colegas mais velhos, seus futuros pares, e por professores, os discentes desenvolverão atividades ligadas às artes, ao desporto, à geografia, à história, às ciências experimentais, às línguas bem como à área da comunicação.
Destacamos, ainda, a utilização do autocarro por este alunos, que, preparando já a sua entrada no 5.º ano, aprendem as normas de utilização do transporte escolar, apanhando o autocarro nas paragens e horários usuais, para além de conhecerem dinâmicas associadas à utilização do passe escolar.
Em termos de conselhos para utilização dos transportes escolares veiculados pelos professores aos alunos, à chegada à escola ou no regresso, aquando do embarque, foi trabalhado o seguinte:
- Os alunos, por norma, disporão de um passe escolar, a requisitar aquando da matrícula; quando não o tiverem, terão que adquirir um título (bilhete), quando entram no autocarro;
- Os alunos devem estar previamente nas paragens (constam do passe), onde devem permanecer de forma segura e sem brincadeiras, dado que estas se situam face às estradas;
- Quando se aproximar o autocarro que pretendem apanhar, devem fazer sinal de paragem com antecedência (esticar o braço para a frente);
- A entrada no autocarro deve fazer-se pela porta da frente, de forma ordeira, passando o passe pela máquina instalada junto ao motorista ou solicitando-lhe um bilhete para o local de destino;
- Havendo lugares vagos, os utentes devem ocupar os lugares disponíveis, considerando as prioridades definidas na lei e a obrigatoriedade de uso de cintos de segurança nos bancos dianteiros; não havendo lugares sentados, e dispondo os autocarros de lugares em pé, os utentes devem tomar a sua posição, de forma segura, procurando sempre ter os seus objetos seguros (colocar mochilas, sacos… nas prateleiras superiores ou devidamente pousados entre os bancos/ chão, quando não os tiver colocados às costas);
- No interior do autocarro deve respeitar as orientações do motorista e recomendações gerais de segurança (não comer, não gritar, não colocar música alta, não perturbar colegas ou mesmo o motorista);
- Se por qualquer motivo houver resíduos descartáveis de que se queira livrar (lixo), estes deverão ser colocados nos contentores existentes nos autocarros, nunca deixados no chão/ bancos ou atirados pelas janelas;
- Quando chegar ao destino, após imobilização do autocarro, deverá sair, em segurança, ou seja, sem correrias nem empurrões, pela porta traseira; se paragem não for a última, o utente deverá, com antecedência, sinalizar a intenção de saída, acionando a campainha interior;
- Havendo alguma situação de anomalia, esta deverá ser comunicada ao motorista;
- Em caso de não observação das regras de transporte, o motorista poderá identificar o alunos ou recolher o seu passe, incorrendo o mesmo em procedimento disciplinar; em situações mais graves os prevaricadores poderão ser impedidos de utilizar o transporte escolar, ver-lhes ser confiscado o passe escolar ou, quando necessário, ser objeto de queixa junto das autoridades policiais.
- O horário dos autocarros que serve a Escola Básica de Aver-o-Mar poderá ser consultado na página de internet do Agrupamento (separador Alunos, Informações gerais: https://ebaveromar.com/alunos/).
A atividade deste ano voltou a ser do agrado dos alunos que, mesmo de forma limitada nalgunas estações, dadas as condicionantes resultantes das obras de requalificação, experimentaram vivências muito enriquecedoras.
Um agradecimentos aos professores titulares de turma que acompanharam os alunos, tal como aos funcionários, bem como aos docentes e alunos que, na EB 23, se envolveram nas diferentes iniciativas (Espaço das Artes, da Física e Química, das Ciências Experimentais, da Matemática, da Educação Física, das Línguas e Clube de Comunicação, da Geografia e GAMA e do Clube de História), a que se junta a atenção dada pela D. Glória e sua equipa, na cantina, bem como à empresa AV Minho que transportou alunos e professores.
Setembro está a chegar e todos estamos à vossa espera!
Aqui fica um registo desse dia:
Video do hino do Agrupamento, ouvido pelos alunos durante a sessão no auditório: