Por uma Escola Inclusiva pela Cor: EB de Agro Velho

Na quinta-feira, 5 de março, no âmbito do projeto “Por uma Escola Inclusiva pela Cor”, os alunos do quarto ano da Escola Básica de Agro Velho participaram na formação de Sensibilização sobre o Daltonismo e divulgação do Código ColorADD – Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos. Na formação estiveram presentes a doutora Bárbara Santos e a professora de Educação Especial Maria Sá Moreira, coordenadora do projeto no agrupamento. Esta formação contou com a especial dinamização da doutora Bárbara Santos que durante uma hora levou os alunos a compreenderem a problemática de que “nem todos vemos as cores da mesma forma”. A formação foi enriquecida com a experimentação do tipo mais comum de daltonismo através do uso de óculos de simulação, seguida da comparação das imagens visualizadas com e sem o filtro de cor da simulação. Por fim, foi divulgado e explorado o código de identificação de cores desenvolvido pelo designer português Miguel Neiva.

A complementar esta formação, será realizado oportunamente um rastreio visual, para despiste de daltonismo e avaliação da acuidade visual dos alunos, por uma ótica de referência na cidade, cujos resultados serão fornecidos aos professores titulares de turma e posteriormente aos encarregados de educação para possível despiste da acuidade visual dos alunos.

De realçar, o interesse dos alunos pelo assunto em questão, bem como a participação ativa dos mesmos, não se coibindo de formularem as suas dúvidas.

Texto elaborado pelos alunos e professores das turmas AG4A e AG4B

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk