Escola Básica de Aver-o-Mar “dá lição de INCLUSÃO” a professores italianos

Dando espírito às comemorações em honra de S. Valentim, foi com afeto e amizade que, no dia14 de fevereiro, a escola-sede do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar acolheu um grupo de oito professores oriundos de Itália, no âmbito de um projeto Erasmus+ promovido pela Escola profissional «Proandi», com sede na Póvoa de Varzim.

Este grupo, que permanecerá no nosso país entre os dias 10 e 17 de fevereiro, passou uma parte da tarde a conhecer as nossas instalações e a integrar-se nas práticas inclusivas que a escola dinamiza.

Recebidos pelo Diretor,  Carlos Sá, tiveram oportunidade de conhecer alguns dos projetos impulsionadores de toda a envolvência da comunidade escolar, assim como algumas das distinções que têm sido auferidas pelo Agrupamento. Sempre acompanhados, durante toda a visita, pela psicóloga, Susete Araújo, e pela coordenadora do Dep. de Educação Especial, Clara Vilar,  conheceram o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) onde visualizaram práticas de ensino estruturado e metodologias diferenciadoras, apreciaram experiências direcionadas e individualizadas e foram proporcionados momentos de diálogo, partilha e informação.

De seguida, visitaram salas de aula e o pavilhão gimnodesportivo para assistirem e visualizarem mais estratégias e metodologias de inclusão nas práticas comuns do dia a dia.

Terminaram a visita entre os espaços de recreio e lúdicos dedicados aos alunos e as instalações de trabalho de professores.

Este breve encontro proporcionou troca e aprofundamento de estratégias, em relação ao objetivo proposto para a visita, e uma visão mais real e concreta do processamento da aprendizagem inclusiva no nosso país.

Clara Vilar e Susete Araújo.
Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk