
No âmbito do Dia da Escola Azul, a Escola Básica de Aver-o-Mar dinamizou um conjunto de atividades que visaram promover a literacia dos oceanos, sensibilizar para a proteção do ambiente marinho e reforçar o compromisso da comunidade educativa com a sustentabilidade.
Uma das iniciativas centrais foi a limpeza da Praia do Mestre, com a participação das turmas 5.ºA, 6.ºA, 7.ºF, 8.ºE, 9.ºB e do CAA. A ação contou com o apoio de um monitor da Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e enquadrou-se no âmbito do projeto Mares Circulares. Paralelamente, os alunos que não participaram na atividade de campo dinamizaram jogos educativos com temáticas marinhas, criados pelo Clube de Ciências da escola, promovendo o envolvimento de todos nesta causa comum.
No espaço escolar, os alunos do 9.ºC construíram um painel artístico com lixo marinho, reutilizando uma rede de pesca e criando a mensagem de alerta “Keep the Sea Plastic Free”. Esta instalação incluiu os trabalhos realizados por todas as turmas da escola no âmbito do desafio “O Oceano na Palma da Mão”, desenvolvido pela coordenadora do projeto com os alunos do 9.ºC, no contexto do desafio nacional “Campeões do Oceano”, promovido pelo programa Escola Azul.
Durante o dia, foi ainda inaugurada a exposição “Mar Profundo”, com o apoio do CMIA de Vila do Conde, despertando o interesse dos alunos para a biodiversidade dos ecossistemas oceânicos mais profundos.
A celebração contou ainda com a participação especial das turmas 7.ºA e 7.ºC na Campanha Coastwatch 2024-2025, sob o mote “Zonas costeiras – Conhecer para Proteger”. Envolvendo também os familiares, os alunos exploraram as poças de maré, observaram e fotografaram a biodiversidade local. As imagens captadas foram submetidas ao concurso de fotografia do Oceanário de Lisboa.
Estas atividades demonstram o forte comprometimento da Escola Básica de Aver-o-Mar com a educação ambiental, a cidadania ativa e a preservação do oceano, valores fundamentais do projeto Escola Azul.