
A celebração do Halloween remonta à antiga tradição do povo Celta (5 a.C.). O festival, chamado de Samhaim, comemorava o fim da última colheita do ano. Os Celtas acreditavam que neste dia os espíritos dos mortos ressurgiam do além para possuí-los e estragar a colheita. Então, para garantir a sobrevivência das colheitas, as pessoas vestiam roupas horripilantes e caminhavam pelas ruas gritando para espantar os espíritos malignos.
Também o ano 2020 nos lembra épocas das trevas, e sentimos que os “espíritos malignos” nos estão a assombrar o dia-a-dia. Vivemos tempos difíceis e as escolas têm de ser focos de alegria, de convívio reconfortante, de pertença continuando a sua missão de educar e formar os alunos integralmente.
Os nossos jovens precisam de construir memórias, para que o ano de 2020 não seja apenas o “Annus Horribilis”, o ano COVID19!
Na Escola de Aver-o-Mar acreditamos que o vírus nos tapou a boca, mas não nos tirou a vontade de sorrir, de ser e de fazer melhor e de continuar a viver a Escola na sua plenitude!
Neste sentido o Departamento de Línguas Estrangeiras, promoveu atividades de celebração do Halloween, nomeadamente a elaboração de máscaras alusivas à festividade e um concurso de decoração – Best Halloween Classroom Decoration.
O entusiamo foi evidente, e o espírito de equipa, a colaboração, a criatividade e empenho das turmas foram as tónicas dominantes. Os alunos assumiram um papel dinâmico, foram responsáveis pela decoração da sua sala, e elegeram a melhor sala entre os seus pares num clima de partilha. Aos nossos alunos foi servido um almoço com Menu Halloween! E já que para os nossos jovens o gaming é uma constante do quotidiano, também marcaram presença jogos Kahoot interturmas sobre Halloween.
Foram momentos realmente fantasmagóricos e o trabalho dos alunos deixou a escola mais colorida e acolhedora.
Recorda os momentos em vídeo:
Subdepartamento de Línguas Estrangeiras