ESCOLA BÁSICA DE AVER-O-MAR ARRASA NA FASE FINAL DO DESPORTO ESCOLAR BADMINTON

ESCOLA BÁSICA DE AVER-O-MAR ARRASA NA FASE FINAL DO DESPORTO ESCOLAR BADMINTON, DO DISTRITO DO PORTO – ESCALÃO INFANTIS A / B

Final Distrital do Desporto Escolar – Escalão Infantis A e B (25 de Maio – Escola Secundária Garcia de Orta, Porto)

Mais uma vez, a Póvoa de Varzim foi, de longe, o concelho com maior número de alunos apurados para esta Fase Final – 17 alunos. Apenas o Porto se aproximou, com 13 apurados. A nossa escola levou 6 alunos.

Nos moldes do que vem sucedendo nos últimos anos, o concelho da Póvoa de Varzim arrasou e arrecadou 6 das 8 medalhas em disputa. Quatro delas foram da nossa escola

 Infantis B Feminino: Campeã Distrital – Mariana Afonseca (6ºA);

Vice-Campeã Distrital – Daniela Silva (6ºC)

Infantis A Feminino: Vice-Campeã Distrital – A.Matilde Ferreira (5ºC)

 

 

 

 

 

 

 

Infantis B Masculino: Vice-Campeão Distrital: Diogo Lima (7ºA)

                                          

 

 

 

 

 

 

 

 

(nota: não podemos apresentar fotos de pódios, uma vez que nas Finais do Desporto Escolar é vulgar não se fazerem pódios de entrega de medalhas)

Recorde-se que tudo isto aconteceu debaixo de condições estruturais e de logística muito difíceis, com as obras de requalificação em curso, nos gimnodesportivos da Escolas Básicas de Aver-o-Mar e Flávio Gonçalves, a inviabilizarem os treinos do Desporto Escolar (tal como as aulas de Educação Física).

Estes alunos são a semente do Badminton no concelho da Póvoa de Varzim para os próximos anos.

Prevê-se, no entanto, um complicado ano letivo 2019-20. Iremos tentar pôr de pé em 2019-20 um plano de treinos do Desporto Escolar em algumas escolas do 1º Ciclo do Agrupamento. Oxalá este tenha pernas para andar, para que este projeto do Desporto Escolar Badminton de Aver-o-Mar, já com um largo historial de sucesso, não pare!

Por último, e não menos importante, queremos colocar em relevo, que o concelho da Póvoa de Varzim, foi o grande impulsionador do boom da modalidade no distrito do Porto. O Badminton é hoje a modalidade com maior número de praticantes no distrito (sim, com números acima do Futebol e do Voleibol, e todos os anos surgem mais núcleos escolares D.E. Badminton).

E porque podemos dizer isto com orgulho?

a) partiu de uma proposta nossa, a divisão do escalão Infantis em A e B. Tal mudança, parecendo insignificante, é hoje reconhecida por todos como vital e promotora de todo este desenvolvimento da modalidade.

b) temos feito subir, ano após ano, o nível qualitativo e quantitativo da modalidade, no escalão de base dos Infantis (todos no distrito o reconhecem e os dados e resultados estão aí para se comprovar).

Nos concelhos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, hoje, todas as escolas – 2º/3º ciclo e Secundárias -, possuem núcleo de Desporto Escolar Badminton. Imagine-se que, quando arrancámos com o núcleo na Escola Básica de Aver-o-Mar (em 2003), dos dois concelhos, apenas a Escola Básica de Rates tinha núcleo escolar de Badminton. É bom olhar para trás e ver o nosso esforço e contributo recompensados!

Mas tudo isto é reflexo de um bom trabalho de formação de base realizado pelos professores nas escolas.  Bem hajam por tal!

O Prof. Responsável

Pedro Campos Mattos

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk