Escola Básica de Aver-o-Mar: 35 anos com uma mensagem especial de Natal

Estávamos no ano de 1985. Era o último dia de aulas do 1º período. Sexta-feira. Dia 13 de dezembro.

Depois de vários adiamentos e promessas, a então Escola Preparatória de Aver-o-Mar abria as suas portas! Entravam os primeiros alunos. Passaram por uma abertura nos taipais das obras, e sobre umas tábuas, contou uma aluna, aquando dos 25 anos!

35 anos volvidos, iniciamos hoje a comemoração de mais uma aniversário, neste que é o Dia do Agrupamento. Foi assumido o último dia do 1º período e quis o destino que, mais uma vez, estivéssemos em obras!! São os últimos retoques de uma obra que durou quase 2 anos, mas nos deixa extremamente felizes e orgulhosos!

Neste dia, que é então especial, temos um presente para a comunidade, assumindo-o como o nosso postal de Boas Festas neste Natal de 2020.

Nesta época de pandemia, de emoções tolhidas,  mas em que o balanço, face o tudo o que nos rodeia, é francamente positivo, esta mensagem de Natal, acreditamos, ganha ainda mais significado. É simples, produzida sem grandes meios, diríamos “caseira”, mas cheia de  Emoção, de Humanismo,  de Amor e Alegria, sendo, neste contexto em que os “olhos ganharam nova força”, ainda mais especial, revelando muitas das qualidades dos que fazem o Agrupamento. De facto, mais importante do que onde chegamos, é o caminho percorrido, sendo este final de período mais um marco desta caminhada, iniciada com muitos receios, mas feita de passos firmes, em que a articulação, a colaboração e sentido de responsabilidade  e de pertença a uma comunidade foram as pedras basilares.

Aqueles que a seguir aparecem,  no vídeo abaixo destacado, e glosando Fernando Pessoa, que, em “O Mostrengo”, refere «Aqui ao leme sou mais do que eu:/ Sou um Povo (…)”, também  não se representam a si mesmos, antes  uma comunidade,  um grupo de alunos, de professores, de funcionários, de pais, de parceiros… que tem um foco! E mais não revelamos, para não estragar a surpresa!

Durante este Dia do Agrupamento teremos, nas salas, e na observância das regras definidas no plano de contingência, a entrega dos Diplomas aos alunos do Quadro de Mérito e Excelência de 2018/19 (entrega adiada devido às obras) e 2019/20 (não realizada devido ao COVID19), bem como das máscaras de proteção, personalizadas, a utilizar no 2º período. Os alunos que já saíram da escola receberão um convite para visitar a mesma, verem a anterior “casa”, agora de cara lavada e ampliada. Será um prazer revê-los! São quase duas centenas de distinguidos, em que a excelência de resultados, valorizamos atitudes meritórias, de superação, de camaradagem, de combatividade, tanto em termos individuais, como de turma. A lista dos distinguidos será também aqui disponibilizada, constando os seus nomes dos Quadros de Honra instalados na entrada do bloco A.

Destacamos, ainda, a entrega de mais de três dezenas de cabazes de alimentos, mais um gesto solidário desta comunidade, para alegrar um Natal de algumas famílias, ainda mais atípico nestes tempos de pandemia.  A divulgação dos vencedores do concurso de presépios também será conhecida neste dia, ainda marcado pela entrega de outros diplomas, relativos a concursos em que os aluno se envolveram (Matemática, Geografia,  EMRC, Educação Física, Cidadania e Desenvolvimento, Biblioteca…).

Aliás, todos os trabalhos, das Artes à Cidadania, da Educação pré-escolar ao 9º ano, podem ser vistos, desde já, através do Teams. Os pais/ encarregados de educação, através dos acessos dos educandos (Ofice365), podem aceder ao histórico das publicações deste 1º período, sendo, a visualização do canal dos alunos um excelente mote falar sobre do trabalho feito e do que poderá ser melhorado para o 2º! Fica o desafio para o período que se avinha em que o recolhimento será nota dominante e fator de segurança.

Serão ainda passadas, na Rádio Escola, já em funcionamento, nesta fase ainda só na escola-sede, as belíssimas mensagens de Natal elaboradas pelos alunos, para escutar com o coração, conforme partilha feita já neste site.

O Natal “anda no ar” nas escolas do Agrupamento. São inúmeros os trabalhos dos alunos do 1º ciclo que apelam a uma vivência feliz deste momento! O colorido das decorações de Artes lembram uma escola multifacetada, multicultural, uma escola “Aver-o-Mundo”, uma escola que acolhe e respeita as diferenças, integrando-as.

Não terminamos  esta abertura oficial deste aniversário, sem a apresentação do logotipo das comemorações dos 35 anos, que marcará as iniciativas que se estenderão até dezembro de 2021.

Levantando um pouco o véu, e havendo muitas leituras possíveis, diremos que, partindo do logotipo do Agrupamento (que assumiu o logo inicial da EB 23 de Aver-o-Mar), foi trabalhado o simbolismo da onda, já presente na base, e toda a sua polissemia.

Notando que o logotipo que estava, antes da recuperação da escola-sede do Agrupamento, na parede poente do bloco B, focando o mar, agora mais escondido pelas construções entretanto surgidas, foi reposto, com toda a sua magnitude, no interior do bloco A, na entrada principal, interpelando, agora, todos os que nos visitas, apontamos que esta onda azul pode traduzir o caminho percorrido, a navegação feita nestes 35 anos, enquanto Agrupamento, unindo diferentes gerações e espaços/ escolas; as formas arredondadas dos números (expressão consciente, que remete para uma espécie de operação matemática, conjugada com o traço verde do barco, tal qual as “contas”, que marcarão a memória de quase todos os alunos), também podem traduzir essas rotas, os ciclos da vida, a repetição de percursos, um “voltar a casa”. Hoje são os Encarregados de Educação que, quando trazem os filhos à escola, recordam os seus tempos de estudante, invertendo-se os papéis! O algarismo 3 utilizado  poderá traduzir isso mesmo, porquanto também reproduz o início do percurso, dessa caminhada, o E do Encarregado,  aqui apresentado invertido, que agora volta a um ponto onde já esteve. E onde foi feliz, certamente, onde teve os seus anos dourados, como traduz a paleta escolhida. A fonte escolhida simboliza, assim, as gerações que passaram pelas escolas deste Agrupamento: ontem alunos, hoje pais com os filhos na mesma escola!
Se há uma espécie de percurso cíclico, que se repete, o ondear superior do algarismo 5, aberto, virado para cima, aponta o futuro, os novos voos, os caminhos seguidos,  tal como a parte superior da vela, remetendo também para o conjunto de inscrições patentes nos tetos em betão das coberturas da requalificada EB de Aver-o-Mar, tal qual a capela/ palheiro de sargaço central da vela,  mostrando a importância de uma comunidade, de que se orgulha e que exibe.
Assim será este logotipo, idealizado por Filipe Abreu! Uma “requalificação” da imagem base, ou seja, uma escola que evolui, que se adapta, mas que mantém a sua génese, a sua matriz, o seu rumo, aproveitando todos os ventos e procurando fazer, sempre, navegações sustentadas, seguras e focadas, em linha com o lema do nosso Projeto Educativo: “Agir no Presente, Construir o Futuro”.
É uma leitura possível, mas defendemos uma escola plural, com outras leituras, outras matizes…

Boas festas para todos!

Um Santo e Feliz Natal.

Mensagem de Natal 2020: https://youtu.be/9fIkwzx7Z5o

Carlos Gomes de Sá, diretor

 

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk