Erasmus+: S.W.I.T.C.H. – Lifestyles – Student Wellbeing through Innovation To Create Healthy Lifestyle

O Agrupamento de Escola de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, integra o projeto Erasmus+ n.º 2018-1-UK01-KA201- 048151, do setor Ensino Escolar, para a Ação Chave “Cooperation for innovation and the exchange of good practices”, tendo como objetivo principal “Innovation”. Este projeto, com a designação “ S.W.I.T.C.H. – Lifestyles – Student Wellbeing through Innovation To Create Healthy Lifestyles” envolve três instituições de ensino, uma do Reino Unido (Furness Academy, situada em Park Drive, Barrow in Furness, Cumbria), outra de Itália (Istituto Comprensivo Statale “Pietro Vanni”,  situado em Viterbo), para além do nosso Agrupamento, a que se associam duas empresas, uma italiana (PRO.m.e.t.e.u.s) e uma portuguesa (Ponto PR).

O projeto, que tem como mote o combate à obesidade em contexto escolar, visa o desenvolvimento de conteúdos e ferramentas de ensino inovadores com fortes componentes de TIC, tendo tido o seu início formal no passado dia 27 de novembro, com a primeira reunião, em Inglaterra,  trabalhos que se estenderam para o dia seguinte.

A representar o Agrupamento esteve o diretor, Carlos Gomes de Sá, a coordenadora do projeto, Fátima Cunha, acompanhada de Iracema Arnaud, o outro elemento deste grupo de trabalho inicial, mas que receberá outros colegas e outros contributos, ao longo  das próximas etapas, uma vez que o Erasmus se estende até 2021 e prevê a capacitação e envolvimento de outros docentes.

Ao longo de dois dias intensos de trabalho, na Furness Academdy, uma escola pública que poderá conhecer melhor em http://www.furnessacademy.co.uk/, foi validado o projeto apresentado à agência europeia, que obteve uma pontuação de 95 pontos em 100, atividade que se iniciou com a apresentação de cada uma das escolas parceiras.

A apresentação do Agrupamento iniciou-se com um video promocional da Póvoa de Varzim, que deixou os presentes surpreendidos e desejosos de conhecer a cidade, bem como a escola, apresentada enquanto agrupamento, com enfoque para os seus projetos e recursos humanos, o cerne deste projeto. Emotiva, assim, a saudação dos alunos, funcionários, pais e professores, extraída do video promocional do hino do Agrupamento, bem como a imagem final, em que foi apresentado o projeto da requalificação da escola-sede, estrutura que os alunos e professores de Itália e Inglaterra poderão ver quando, em abril e novembro de 2019 nos visitarem, antes do encerramento, marcado precisamente para Portugal, em janeiro de 2021, com uma conferência internacional. Foram, ainda, entregues algumas lembranças da região,  contando o Agrupamento, para tal, também com a colaboração da autarquia poveira, pelo que, entendem, os representantes do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, marinheiros de primeira viagem nestas andanças do Erasmus, ter começado com o pé direito!

Haverá possibilidade de visita aos diferentes locais/ escolas, tanto por professores como por alunos, uma vez que este projeto prevê também a mobilidade de alunos, na casa dos 13/14 anos, desejando-se um efeito multiplicador, quer por parte dos alunos inicialmente envolvidos (“peer leaders”), quer dos professores colaboradores.

Ao longo dos próximos meses serão apresentadas as diferentes etapas deste projeto, tido como uma mais-valia para o Agrupamento, podendo adiantar-se, desde já, que a  proposta se baseia numa aprendizagem focada principalmente na web, com o Mobile App (IO2) e a plataforma de e-learning (IO3). Entendeu-se que esta seria uma forma prioritária de melhorar a integração digital no ensino e na aprendizagem, promovendo-se, assim, o acesso e aprendizagem através de Recursos Educacionais Abertos (REA) e apoio ao ensino baseado nas TIC, terminado, no final, para os alunos, com a disponibilização de uma App, onde numa lógica de gaming, os alunos serão desafiados a explorar conteúdos trabalhos em sala de aula e criados por docentes. Assim, para além de formação/ capacitação de professores, o SWITCH também promoverá sinergias com atividades de pesquisa e inovação, tendo as tecnologias como impulsionadoras de melhorias na educação para um estilo de vida saudável na própria comunidade.

Neste final de ano, está em curso a elaboração do logotipo do projeto, tarefa coordenada pelo nosso Agrupamento, decorrendo no início de janeiro de 2019 uma votação internacional para a seleção de uma das seis propostas, uma vez que cada escola irá apresentar duas candidaturas.

Iracema Arnaud, Fátima Cunha e Carlos Gomes de Sá, à entrada da Furness Acadmy, no arranque deste projeto

Momento de apresentação do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar aos parceiros

Em cima, à direita: Catherine Amison (UK), Amy Warner (Uk), Carlos Gomes de Sá (PT), Helen Robinson (Uk), Cláudio Gonzaga (PT), Iracema Arnaud (PT), Fátima Cunha (PT), Manuel Bernini (IT), Loredana Serafini (IT); Baixo: Federica Mancini (IT) e Chiara Frontini (coordenadora -IT)

Em cima, à direita: Catherine Amison (UK), Amy Warner (Uk), Carlos Gomes de Sá (PT), Helen Robinson (Uk), Cláudio Gonzaga (PT), Iracema Arnaud (PT), Fátima Cunha (PT), Manuel Bernini (IT), Loredana Serafini (IT); Baixo: Federica Mancini (IT) e Chiara Frontini (coordenadora -IT)

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk