Em 2019/20 decorre o segundo ano de implementação do projeto Erasmus+ i.d.e.a. Together We Can!
O grupo de trabalho iniciou esta etapa do projeto celebrando os Erasmus Days19, em outubro passado, através de uma sessão aberta à comunidade que passou pela apresentação e divulgação das iniciativas concretizadas e de consciencialização para a importância de uma Cidadania Europeia.
De 11 a 15 de novembro decorreu o 4º Short-Term Joint Staff Training Event, desta feita em Zagreb na Croácia, englobando 16 professores, 8 alunos e 3 assistentes operacionais oriundos dos diferentes países parceiros.
A escola anfitriã Osnovna Skola Otona Ivekovica organizou uma agenda de trabalhos diversificada sob o lema Let’s Learn Together / The World of the Senses, e surpreendeu os participantes com apresentações musicais e encenações na língua de cada parceiro. Portugal foi melodicamente acolhido com uma interpretação de “Amar pelos Dois”, de Salvador Sobral, vencedor do festival da canção da Eurovisão 2018 (ouvir excerto abaixo).
No decorrer da semana, promoveu-se o convívio com docentes, alunos e pais croatas, apresentou-se o sistema educativo e de inclusão deste país, sessões de trabalho teórico-práticas, visitas de trabalho a diferentes estabelecimentos de ensino, proporcionando uma oportunidade de serem observadas práticas e opções metodológicas, recursos, equipamentos utilizados, necessidades e constrangimentos.
Da agenda de trabalhos constou ainda a visita ao Museum of Senses, Museum of Illusions, Typhlological Museum (deficiência visual) e Zoo – locais pedagogicamente explorados pelos docentes croatas para o desenvolvimento de competências sensoriais e/ou cognitivas e, consequentemente, inclusão de crianças e jovens.
Ao nível clínico, mas também pedagógico, visitamos a policlínica SUVAG – centro de diagnóstico e reabilitação para a deficiência auditiva – onde pudemos assistir a sessões de terapia da fala e aulas de Inglês e Matemática para crianças com deficiência auditiva / reabilitação após cirurgias de implante coclear, por exemplo.
Visitamos ainda a Faculty of Education and Rehabilitation Sciences, um espaço de formação superior com a particularidade de promover o ensino teórico em articulação com a prática pedagógica regular, em centros de reabilitação do país, escolas regulares e na sua própria valência clínica.
A referir, por fim os workshops Brain Gym e Mindfulness cujo objetivo foi a apresentação de práticas distintas, e pouco usuais, de relaxamento e concentração.
Uma agenda de trabalhos preenchida e variada que permitiu aos elementos deste projeto observar a Inclusão na Croácia, estabelecer paralelismos, ou não, com as suas realidades, e, no nosso caso, regressar a Aver-O-Mar com novas ideias e projetos.
There’s a miracle my friend
And it happens every day
Hold out your hand
Don’t let it slip away
(My Friend, Jacques Houdek, abridged)
Música: Amar pelos dois