
O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) enviou às escolas, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), cinco sementes de esperança, símbolos da “partilha, acolhimento, alegria e mobilização”.
Assinalando o final da semana da disciplina e do Encontro Nacional de EMRC, a caixa denominada “Sementes de Esperança” seguiu para o nosso agrupamento, com um texto de enquadramento e de agradecimento, bem como sementes de cinco espécies diferentes:
O centeio, trigo e milho, símbolos da partilha, da doação de si mesmo aos outros (voluntariado); o girassol como símbolo da Alegria e da Esperança; o tremoço bravo, que remete para o acolhimento e integração de toda a pessoa (escola inclusiva e multicultural). Estas sementes transportam consigo um sinal de mobilização para a força da palavra Esperança na nossa comunidade educativa.
Sementes de Esperança foi o desafio que encerrou a Semana nacional de EMRC, que decorreu 17 a 21 de maio, sob o tema Esperança-te! e que este ano contou com um Concerto falado com Fernando Daniel, o Papa Francisco e autoridades eclesiásticas.
O nosso Agrupamento acaba de receber a caixa com as sementes, enviadas pela diocese de Braga, ao Diretor, em jeito de agradecimento pelo contributo dado pela escola na promoção e vivência da Esperança, nestes tempos conturbados que vivemos.
Está em estudo criar um canteiro para os girassóis e o tremoço bravo e as outras sementes poderão ser semeadas na estufa. Este local poderia chamar-se o “Cantinho da Esperança”. Na altura certa do ano, poderão ser semeadas e cuidadas pelos alunos.