Educar no séc XXI – educar para o mundo de hoje

O mote para a sessão “Educar no século XXI – Educar para o Mundo de hoje. As coisas mudaram… Preparado?”, agendada para o passado dia 4 de abril, na escola-sede do Agrupamento, era apelativo e deixava antever uma significação participativa, até pelo público-alvo específico (pais e  encarregados de educação do 1º, 2º 5º e 7º anos) e convites distribuídos. O especialista em psicologia positiva, Dr Alfredo Leite, da Mundo Brilhante, também seria garantia de uma sessão impactante e produtiva.

E de facto foi-o: uma exposição interativa, cheia de dinamismo, colocando questões aos presentes, numa interação permanente, geradora de um clima de boa disposição e partilha, tendo permitido percorrer temas da vida quotidiana, da relação entre pais e filhos, entre alunos, entre pares…, com aflorações do Perfil do Aluno, terminando com uma série de questões, de sentido retórico, que deixaram os presentes com vontade de saber mais e ou ausentes com um enorme sentido de vazio, tal a riqueza da comunicação.

Para um universo de mais de 350 possíveis interlocutores diretos, não obstante a abertura da sessão a toda a comunidade educativa, o ponto negativo foi mesmo a baixíssima adesão dos pais e encarregados de educação. Parabéns aos presentes, pais e professores, na certeza de que apesar do mau tempo que na altura se fez sentir, terão dado o tempo por bem empregue, dada a riqueza da sessão.
Para os ausentes, o convite para adesão a futuras iniciativas, pois só assim faz sentido a sua realização e investimento feito nesta capacitação, onde o exemplo do envolvimento nas causas é uma pedra basilar.

As imagens são de José Alberto Nogueira (Mais Semanário)

s

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk