EB/JI de Teso vence concurso nacional

A 3ª edição do projeto “O Ambiente e o Automóvel” foi um sucesso e a EB/JI de Teso, na freguesia da Estela, está de parabéns, pois obteve o primeiro lugar do concurso promovido  pela ANCIA – Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel.

Participaram 7 escolas e mais de 150 alunos e foram produzidos 37 trabalhos que tiveram as mais variadas apresentações, desde desenhos, livros e até um vídeo. As escolas que responderam positivamente aos desafios são originárias dos mais diferentes pontos do país, desde a Póvoa do Varzim, passando por Santa Maria da Feira, Queluz, Lisboa, Corroios e Moura. Todos os trabalhos demonstraram sensibilidade artística, mas era essencial avaliar, sobretudo, a demonstração de conhecimentos adquiridos e a dedicação investida em cada um deles. O trabalho escolhido para subir ao pódio em primeiro lugar, acabou por condensar todas essas qualidades e outra mais: originalidade. Foi a Escola Básica de Teso, que mereceu essa distinção.

Parabéns a todos os participantes!

Trabalho vencedor

 

Notícia em ancia.pt :

“ANCIA elege escola vencedora de “O Ambiente e o Automóvel”

Um júri da ANCIA escolheu uma vez mais a escola merecedora do primeiro lugar, em relação à 3ª edição do projeto “O Ambiente e o Automóvel”. Participaram 7 escolas e mais de 150 alunos.
Data 04-03-2019

A 3ª edição do projeto “O Ambiente e o Automóvel” foi um sucesso.

Tal como nos anos anteriores, o projeto dedicou-se a incentivar a visita de escolas a centros de inspeção, com o objetivo de perceberem a metodologia e rotinas aplicadas e em que consiste efetivamente o ofício dos inspetores, assim como as preocupações que os condutores devem manifestar em relação ao seu automóvel e à garantia da qualidade das suas características. Os alunos tiveram a oportunidade de ver por dentro o processo de inspeção e colocar todas as perguntas que acharam pertinentes.

Com a escolha do tema “O Ambiente e o Automóvel” pretendeu-se realçar que a importância de uma boa manutenção das qualidades do carro diz não só respeito à segurança, mas também à preservação ou melhoria do meio ambiente, através do controlo das emissões dos diferentes gases poluentes.

Para que houvesse a consolidação desses conhecimentos, foi lançado o desafio no sentido em que os alunos pertencentes aos agrupamentos escolares, que visitaram os centros, produzissem obras em ambiente pedagógico que refletissem essa mesma aprendizagem.

Participaram 7 escolas e mais de 150 alunos e foram produzidos 37 trabalhos que tiveram as mais variadas apresentações, desde desenhos, livros e até um vídeo. As escolas que responderam positivamente aos desafios são originárias dos mais diferentes pontos do país, desde a Póvoa do Varzim, passando por Santa Maria da Feira, Queluz, Lisboa, Corroios e Moura. Todos os trabalhos demonstraram sensibilidade artística, mas era essencial avaliar, sobretudo, a demonstração de conhecimentos adquiridos e a dedicação investida em cada um deles. O trabalho escolhido para subir ao pódio em primeiro lugar, acabou por condensar todas essas qualidades e outra mais: originalidade. Foi a Escola Básica de Teso, com a participação de toda a turma do 4º A, que mereceu essa distinção.

Com o crescendo de investimento na participação neste projeto por parte das escolas e com a colaboração de todas as autoridades no sentido de promover a pedagogia em meio de inspeção automóvel, para o ano não se espera outra coisa que não seja mais uma edição concorrida e, sobretudo, produtiva em matéria de aprendizagem.”

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Join the discussion One Comment

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk