O diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar recebeu hoje, das mãos do Tenente General Joaquim Almeida, um Diploma, atribuído pelo Estado Maior das Forças Armadas, que reconhece o empenho que a Escola Básica de Aver-o-Mar tem tido na promoção do projeto “Cidadania e as Forças Armadas”.
O momento simbólico aconteceu numa reunião de trabalho, em que estava a ser preparada a atividade “Alista-te por 1 dia”, que será retomada já em janeiro de 2022, tendo o diretor sido surpreendido com esta distinção “Escola associada à iniciativa Cidadania e Forças Armadas”, atribuída pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, reconhecendo o contributo da Escola Básica de Aver-o-Mar para a aquisição, pelos alunos, de conhecimentos relativos a uma cidadania ativa e responsável, abordando temáticas como a Missão das Forças Armadas (FA); Organização das FA; Recursos humanos e maios dos Ramos das FA; atividade operacional das FA; as virtudes militares e o exercício de cidadania; cidadania e ambiente.
O momento que foi presenciado pelos diretores do concelho, desafiados trabalhar esta temática no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, assenta no trabalho que é desenvolvido pelo núcleo de reservistas das Forças Armadas da Póvoa de Varzim e Esposende, recentemente criado, através da mediação do comandante Bellem Ribeiro, também presente no encontro, tendo como atual presidente o professor Joaquim Oliveira, no ano letivo anterior colocado neste Agrupamento. Em breve, será firmado um protocolo, entre esta entidades e a Câmara Municipal, que vem apoiando iniciativas nesta índole.
Aproveita-se a oportunidade para convidar antigos militares para aderirem a este núcleo, sendo uma das suas missões, junto dos alunos das escolas do concelho (assim se espera), a apresentação do seu testemunho e do papel das Forças Armadas. Poderão contactar a escola, que disponibilizará o contacto do presidente do núcleo de reservistas, o que desde já se agradece.
O Agrupamento, para além do envolvimento no projeto “Alista-te por 1 dia”, para alunos de 4º ano, tem iniciativas direcionadas para o 3º, 5º, 7º e 9º anos, num trabalho complementar e que, no caso do 9ºano, também se articula com a orientação vocacional.
Partilha-se a notícia de uma das inciativas desenvolvidas no final do ano letivo anterior, bem como a foto que marca a entrega do Diploma hoje recebido.
Boa filha, fardada, a casa torna! – Agrupamento de Escolas Aver o Mar (aeaveromar.pt)